terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Extra! Plano Nacional de Banda Larga sai em 15 dias!

Nesta postagem extraordinária, apresento a notícia (quiçá alvissareira, vamos ver) oriunda do presidente da Ré-Pública, eleito por muitos de vocês.

Quem acompanha o blog sabe que sou um crítico ferrenho do atual (des)governo, pelos desmandos, desvios de comportamento e quetais que vem ocorrendo em nosso país desde que a massa, mais uma vez embalada pela ilusão da mídia, "elegeu" o líder metalúrgico para o cargo de supremo dignatário da nação.

Mas o assunto em questão é importantíssimo para o nosso país e muitos projetos científicos que estão sendo desenvolvidos Brasil afora. Então, vamos ao que interessa:

Lula: 'Plano nacional de banda larga ficará pronto em 15 dias'
Presidente afirma também que vai recuperar a Telebrás para fazer internet rápida no Brasil


Dito assim, a notícia é prá lá de ótima! A questão é ver se vai mesmo acontecer do jeito que foi propagado aos quatro ventos...

Lula afirmou durante uma coletiva de imprensa em Três Lagoas (MS) que o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) deve ficar pronto em duas semanas. O projeto demorou para ficar pronto - a apresentação final foi adiada quatro vezes – porque ele quis ouvir todas as partes envolvidas na questão para formatar uma proposta.

Disse ele: “Convoquei uma reunião com o governo, não fiquei satisfeito. Convoquei uma segunda, uma terceira, não me agradaram. Então convoquei uma quarta reunião com o governo”, disse.“Depois dos encontros com o governo pedi para o pessoal uma reunião com todas as empresas privadas. Depois quis uma reunião com todos os bichos grilos que discutem banda larga neste País”. “Agora já ouvimos todo mundo. Está quase pronto”.

Bicho grilo??? Não sei bem o que, na cabeça fértil desse cidadão, significaria tal expressão, mas parece-me que soou bastante pejorativo, além de profundamente anacrônico, pois não?

O presidente confirmou a utilização da Telebrás para ofertar banda larga, mas tratou de ressalvar que será uma empresa diferente daquela que o país um dia conheceu e que graças aos milicos que deram o golpe e seus sucessores políticos, havia se tornado um armário triplex com seiscentas portas, dado o colossal cabidário empregatício.

O mercado estava esperando o anúncio de reativação da Telebrás na última reunião entre Lula e os técnicos do governo para apresentação do PNBL no último dia 10/02. Entretanto, técnicos afirmam que o governo ainda tinha dúvidas sobre o estatuto de criação da empresa, uma vez que a nova estatal terá papel diferente da atual. A nova Telebrás será responsável pela infraestrutura que vai entrega banda larga pública.

Logo após a confirmação pública da intenção de reativação da Telebrás, as ações da companhia valorizaram 14,8%. Em setembro do ano passado, o papel da antiga estatal era oferecido na Bovespa a 42 centavos. Era uma ação praticamente sem liquidez e presença na carteira de grandes corretoras. Mas desde outubro do ano passado começou a valorizar.

Analistas do mercado afirmam que antes de o governo federal anunciar a volta da Telebras os papéis da estatal estavam no ostracismo. E reconhecem que esse comportamento é um movimento especulativo para atrair investidores.

Bem, aguardemos março para podermos avaliar o quanto essa iniciativa nos será benéfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...