sexta-feira, 15 de novembro de 2019

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA



CRIATIVO E INQUIETO
(uma combinação muito interessante...)

Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016, imaginava que seria simples utilizar aqui os meus métodos criativos em sala de aula.  Lêdo engano.  O perfil do alunado da primeira instituição de ensino na qual eu trabalhei no Distrito Federal era consideravelmente diferente do alunado carioca e inegavelmente muito mais deficiente.

Por conta disso, foi gasto muito tempo e esforço até que a metodologia que funcionava bem na CIDADE MARAVILHOSA pudesse ser adaptada à CIDADE PARQUE.  Agora, em uma nova instituição de ensino, eu penso ter chegado a um termo bastante satisfatório e que poderá ser escalado num formato muito mais adequado às necessidades do público alvo: o ensino híbrido.

O esforço realizado nos últimos três anos valeu a pena e a iniciativa INOVA - DESIGN FUNDAMENTAL foi finalmente consolidada com a sua forma e denominação originais, nunca antes apresentadas ao público.  Com isso, MOYA - ESCOLA DE AVENTURA pôde seguir o seu caminho até o estágio atual, estando prestes a se tornar uma startup educacional.

É interessante ver que experiências realizadas no início do século acabaram se consolidando e proporcionando resultados bastante satisfatórios.  Eu gostaria muito de poder reunir os alunos que primeiro experimentaram essas traquinagens, entre 2001 e 2012, e fazer com eles as atividades que hoje eu ofereço aos meus atuais petizes criativos.  Tenho certeza de que seria um evento incrível.

Quem sabe a partir de 2020, quando a minha ESCOLA CRIATIVA E DE AVENTURA estará em atividade voando entre as nuvens como fazia um legendário CASTELO VOADOR?


Um beijo do Anjo!
Archanjo 0:)


(Matéria publicada na revista Encontro, do jornal Correio Brasiliense - 2016)


DA FICÇÃO PARA A ACADEMIA
A carreira de docente permitiu algumas coisas a Marcos Mulatinho. Uma delas foi trocar o Rio de Janeiro por Brasília, enquanto a outra foi ganhar um sobrenome que corresponde ao seu alter ego, criado para apresentar a seus alunos os fundamentos do Design via RPG (Role Playing Game), um jogo de representação de personagens.

De cara, o visual do também conhecido Marcos "Archanjo" chama a atenção. Cabelo vermelho, All Star e camisa de super-herói são apenas alguns dos quesitos que compõem as ministrações do professor no IESB.

"A sala de aula como nós conhecíamos, com o professor na frente dando uma aula tradicional, não funciona de forma alguma", atesta ele, após ter feito mestrado sobre o entretenimento aliado ao conhecimento, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ainda nos anos 2000, Marcos passou a entender a importância da abordagem criativa e a utilizar, entre outras, diversas referências divertidas, como histórias em quadrinhos.

"Eu comecei a perceber que, se usasse o meio tradicional, mas com atividades lúdicas, o engajamento seria muito maior", afirma. Foi a partir de conclusões como essa que ele criou novas técnicas de abordagem. A primeira foi transformar o curso por completo em um seriado: "Cada aula é um episódio", explica. E completa: "Com narrativa, ponto de virada e participação dos alunos".

Além disso, os ensinamentos vêm sempre acompanhados de trilha sonora ao fundo, com playlist disponibilizada com o material projetado. "O negócio virou pelo avesso e teve um resultado incrível. Quanto mais eu instigo os alunos, mais eles vêm", diz. 


Link para a matéria contendo as iniciativas de outros professores do Distrito Federal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...