quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Série Especial - A Dimensão Humana (2): O Fantástico chegou atrasado!

Desde o final de 2009 tenho conversado com o meu pai, atualmente com 73 anos de orbe, sobre os noticiários em geral. Aponto para ele (como faço com os meus alunos) as diferenças entre a linguagem da Globo, canal de tv gratuita, disponível para a população (ou será para o populacho?) e a Globo News, canal de tv por assinatura, que atinge camadas mais abastadas e menos abestadas.

Dentre os itens que costumo destacar, está o tom. Não o Jobim, gênio inconteste, mas aquele referente aos sons, seja da locução, vinhetas ou músicas incidentais. O "tom da Globo" é muito mais alto do que o da Globo News. Observem atentamente e comprovem. É tudo cornetada, fanfarra, num ritmo que excita, que faz todo mundo ficar ligado. Vejam as vinhetas do Jornal Nacional, do Jornal Hoje, do Jornal da Globo, Video Show... até o Programa do Jô, bem mais refinado, tem essa cornetada alta.

Já a Globo News é mais serena e passa uma sensação de requinte e de sofisticação, que se traduz numa percepção de aprofundamento da qualidade da informação (mesmo quando isso não ocorre) se compararmos com a linguagem da "matriz". Até os apresentadores de um canal quando atuam em outro, mudam um pouco o estilo.

Mas qual a razão de termos violinos de um lado e ziriguidum do outro?

Se você, designer em formação, observar com atenção o mundo ao seu redor (no qual você irá interagir através de seus projetos) perceberá que pessoas de camadas sociais mais próximas da base da pirâmide são, em sua maioria, menos desenvolvidas em termos de "sensibilidade" (nesse caso, a auditiva, mas o exemplo é extensível para os demais sentidos). Gostam mais de batucada do que do som de uma harpa ou de um violino.

Com isso, o canal líder de audiência se adapta a (e manipula) essa realidade e cria padrões inferiores onde acabam aprisionando as mentalidades de seus telespectadores, ao oferecer apenas lixo, desgraças e futilidades.

E ainda dizem que é isso que o telespectador quer ver...

Não pensem que tais atitudes são intempestivas ou por falta de profissionais que possam oferecer produtos de maior qualidade. Nada disso. Na verdade, o neuromarketing tem oferecido subsídios poderosos nesse jogo de manipulação para conduzir o consumidor (leia-se cidadão) na direção desejada pelos grupos de controle.

Eles sabem muito bem o que fazer para atingir determinado objetivo. E você, cidadão, é a bucha de canhão, o "cardume de bodes" que são levados para o "bull's eye" que eles elegem.

Vamos retomar esse raciocínio em outro post, pois o mesmo é extenso. Agora, vou retornar ao título, que dá uma alfinetada no programa de variedades (sic) mais antigo da televisão brasileira.

O vídeo a seguir, foi exibido no Fantástico de 03/01/09. É provável que muitos de vocês tenham assistido, mas talvez não saibam que muitos assuntos já tinham sido apresentados aqui no blog, alguns meses antes. Prova inconteste da velocidade e da liberdade que os meios de comunicação dito alternativos possuem.



Isso se deve ao fato de que, com as novas mídias, qualquer um de nós pode ser um gerador de conteúdo e não precisamos mais ficar esperando a boa vontade dos editores da mídia tradicional, que valorizam desgraças e futilidades ao invés de oferecer ao cidadão informações realmente importantes para o seu desenvolvimento pessoal e, de quebra, da nossa nação.

Esse post sobre "A Dimensão Humana" é para despertar VOCÊ do marasmo anestesiado em que se encontra a sua mente e entender que esse canal de comunicação é FUNDAMENTAL para o exercício aprimorado da sua profissão e para o seu desenvolvimento como indivíduo.

A maior parte dos meus alunos ainda não entendem (e muitos não querem entender) a importância do uso das ferramentas da Web 2.0 no seu cotidiano. Mas pretendem trabalhar como designers (seja gráfico, produto ou jogos digitais) num mundo onde tal percepção e interação é uma vantagem competitiva, o que significa conseguir ou não um bom emprego.

Para eles e para você que passou aqui hoje pela primeira vez, vou publicar o vídeo do Projeto Prometheus. É a terceira vez, se não me engano, que posto ele por aqui, e vou fazer de novo várias vezes ao longo deste segundo ano de postagens, para enfatizar a importância das mudanças que já estão ocorrendo.



Se você, designer em formação, for capaz de assistir, entender e assimilar, posso garantir que suas chances de ter sucesso na profissão e como cidadão aumentam exponencialmente. Caso contrário, não fique preocupado. Sempre tem espaço na calçada para mais um camelô diplomado...

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