quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Season Finale 2009

Queridos leitores,

Eis aqui a "Season Finale 2009", o final desta primeira temporada de notícias. Para mim, tem sido uma experiência muito gratificante poder postar diariamente alguma notícia relacionada com as áreas de interesse deste blog, além de meus videocasts, dos trabalhos dos meus alunos etc.

No post de hoje, a alvissareira notícia de que o patamar de negócios em conteúdo digital ultrapassou a marca de um bilhão de dólares nesse ano que se encerra. A projeção foi feita por analistas que monitoraram as atividades de plataformas como Facebook e Second Life, empresas que giraram algo em torno de US$ 300 milhões.

Dentro desse círculo, temos também as vendas de conteúdo digital em games como Mafia Wars e Battlefield Heroes e as principais razões para esse aumento (quase o dobro do total do ano passado) incluem uma população em expansão de jogadores eventuais e a crescente sofisticação de jogos casuais em plataformas como o Facebook.

Em um artigo recente do jornal Financial Times, os analistas financeiros Justin Smith e Charles Hudson disseram ter monitorado a venda de bens virtuais nas plataformas de jogo como Facebook, Second Life, Xbox Live e a App Store do iPhone.

Smith admitiu não conhecer ninguém que esperasse tal crescimento tão rápido, citando como exemplo que a plataforma Facebook saiu do zero e atingiu centenas de milhões de dólares em dois anos e meio.

Isso reflete uma mudança maior na sociedade, em que as pessoas gastam mais com jogos casuais. De fato, as vendas digitais em plataformas de redes sociais como Facebook representam a maior parte deste novo mercado, e embora o Facebook em si tenha uma receita respeitável com a venda de presentes virtuais, 80% das vendas do Facebook vêm de jogos feitos por terceiros, como o Farmville.

Zynga, Playdom e Playfish juntas são responsáveis por mais de 300 milhões de dólares em vendas de bens virtuais este ano. Charles Hudson lembrou que os desenvolvedores imaginaram que havia um bocado de pessoas que nunca iriam a um site dedicado a jogos, mas se você coloca os games à frente dessas pessoas, elas ficam felizes em jogar e, principalmente, pagar.

Bem, vamos ver se a Abragames e seus associados usam essas informações para dar algum impulso significativo à quitandinha brasileira de games, fazendo-a se tornar ao menos um mercadinho antes do final do século...

Gostaria de agradecer a presença de todos que por aqui passam e em especial os seguidores, a quem espero estar atendendo nessa tarefa de transmitir informações que podem ser usadas para melhorar a qualidade de vida da população brasileira e incentivar os designers a produzir inovações, usando as miríades de informações disponíveis na rede, além de, é claro, os preciosos neurônios de suas cacholas.

Lembrem-se de que sempre há tempo e espaço para se pensar e produzir inovação. É desta forma que conseguiremos nos inserir cada vez mais e melhor no cenário profissional mundial.

A todos vocês, um maravilhoso reveillón e um 2010 espetacular! Nos vemos amanhã, com a "Open Season 2010"!

Um beijo do anjo!


"A união faz a força, unidos somos invencíveis, um por todos e todos por um!"
(Lema da Venerável Ordem Aventureira da Legião Combatente do Archanjo - Fantapunk)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...