sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Mídia e família conectadas

O post de hoje é uma autêntica martelada na cabeça dos urubús de plantão, aqueles seres sinistros que só sabem reclamar e antever dias nebulosos (como a galera que fica agora apontando para o fim de tudo em 2012).

Foi feito um estudo que desmente a estapafúrdia idéia de que as tecnologias e os meios de comunicação separam de vez as famílias, principalmente, crianças, jovens e adultos. A pesquisa The Family GPS, divulgada pela Nickelodeon revela que 82% das famílias assistem juntas à televisão e 77% a filmes, pelo menos, uma vez por semana. E não é só isso: cerca de 40% ouvem músicas juntos e que 56% dos jovens dos oito aos 21 anos têm as mesmas preferências de seus pais quando o assunto é cinema.

O levantamento também destacou que 83% dos pais gastam, uma vez a cada semana, um tempo para saírem ou conversarem com os filhos e que 86% jantam em conjunto também. De acordo com a pesquisa, ficar e se divertir juntos são as principais prioridades de todos os membros da família.

O estudo indica ainda uma maior proximidade entre as gerações e uma relação mais estreita entre pais e filhos. A maioria dos responsáveis (76%) se sente extremamente próxima dos filhos – somente 25% dos avôs disseram que sentiam o mesmo em relação aos seus descendentes.

Confira os números:
- 41% dos pais e filhos ouvem músicas juntos
- 36% jogam juntos
- 56% dos filhos (de 8 a 21) têm o mesmo gosto para filmes que seus pais
- 48% dos filhos e dos pais ouvem as mesmas músicas- 64% das filhas (de 8 a 21) têm o mesmo gosto para filmes que suas mães
- 44% das filhas têm o mesmo gosto que as mães para roupas

Nada mal para quem pensa que está num mundo onde a Internet e os computadores criaram uma sociedade enfurnada em casa e com baixo poder de interação, além da já conhecidíssima desintegração do núcleo familiar. O que está indo pro vinagre, de factum, é o velho modelo engendrado pelas religiões. Já era mesmo tempo...

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