sábado, 5 de dezembro de 2009

Programa de realidade virtual trata fobias de aranhas e baratas


Você tem medo de barata? De aranha? De dinossauro gigante radioativo??? Seus problemas acabaram! Um grupo de pesquisadores da Universidade Jaume, na Espanha, acaba de desenvolver um programa de computador para tratar pessoas com fobia de aranhas, baratas e outros pequenos insetos.
a
O sistema baseia-se no conceito de "Realidade Ampliada," uma técnica de realidade virtual na qual elementos virtuais são incorporados em tempo real sobre imagens captadas do mundo real. Nele, o paciente utiliza uma espécie de óculos, composto por duas câmeras na frente e telas de alta resolução no local onde ficariam as lentes. Ao olhar para o ambiente, o paciente não vê as imagens diretamente, mas as imagens captadas pelas câmeras, mostradas através das telas em seus óculos.

A seguir, o programa de realidade ampliada insere as imagens dos animais em movimento sobre a imagem captada pela câmera. O resultado, sempre projetado nas telas dos óculos, é que o paciente vê o ambiente real à sua volta, como se as baratas e aranhas estivessem andando por todo lado, inclusive sobre suas mãos e pernas.
a
Segundo a pesquisadora Cristina Botella, coordenadora do desenvolvimento da terapia virtual, o tratamento permite que a pessoa entre em contato direto com os motivos de sua fobia de forma totalmente segura. O terapeuta acompanha o paciente durante todo o tempo em que ele está utilizando o sistema de imagens virtuais, ajudando-o a articular as estratégias mentais e emocionais adequadas para superar a fobia.
a
Aguardamos agora a chegada desta tecnologia aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...