O foco do estudo trata da projeção da evolução dos mundos virtuais nos próximos anos. É uma visão otimista do futuro, com base na trajetória do Second Life e de outros mundos virtuais, como o Club Penguin, da Disney.
Aponta também o crescimento de produtos em segmentos ainda não muito explorados, a partir de 2008, como os Mirror Worlds, que são mundos virtuais com a proposta de reproduzir fielmente a realidade.
Um outro segmento está ligado ao KT&T (kids, tweens & teens - crianças, pré-adolescentes e adolescentes) cujo nicho de mercado está disparando a olhos vistos.
A KZero afirma que num futuro próximo, novos conceitos serão trabalhados pelas marcas nos mundos virtuais, aumentando a participação da faixa etária KT&T. E os adultos não vão ficar de fora dessa onda, pois mundos dedicados a este segmento vem sendo desenvolvidos constantemente.
Aliás, depois da marca de aproximadamente 80 mundos virtuais em 2008, a previsão é que neste ano de 2009 o montante chegue a 150 e no final do ano de 2010 bata a marca de 300!
(Vamos ver se com o OpenSimulator o Brasil entra nessa estatística!)
Este crescimento acentuado relaciona os mundos virtuais ligados a programas de TV, filmes ou outros elementos de sucesso do mundo físico, como parques temáticos. Isso me lembrou, na hora, a transferência do Parque da Mônica lá de São Paulo, de um shopping para um novo lugar, ainda mantido em sigilo. Quanto tempo será que vai passar até o incansável Maurício de Souza entrar nessa? Pelo desempenho dos últimos 50 anos, eu confio que se ele chegar a participar desta empreitada, vai fazer bonito.
E para encerrar, um dado assustador (do ponto de vista positivo): devido ao crescimento do uso em processos educacionais, a KZero afirma que no final de 2012 poderemos ter cerca de 900 mundos virtuais!

Ainda vamos voltar outras vezes a esse assunto e, quem sabe, inspirar os empreendedores brasileiros a dar mais atenção ao nicho. Para os designers, como eu venho falando há tempos, não vai faltar trabalho...
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