terça-feira, 5 de novembro de 2019

AMBIENTES FAVORÁVEIS À CRIATIVIDADE / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA






Eu sou um INQUIETO.  Penso que toda pessoa com "perfil criativo" seja.  E como professor, eu tenho verdadeira ojeriza de ficar confinado numa sala de aula tradicional, com aquelas carteiras horríveis e desconfortáveis, quadros negros ou verdes e o maldito giz.  Quando rola de ser uma sala sem sequer um computador para o professor usar, sem projetor (datashow) e nem um sinalzinho de wifi sequer, a coisa fica ainda pior.

Por conta disso eu decidi usar outros espaços da instituição como "SALA DE AULA AUXILIAR".  E vale tudo, desde a área das lanchonetes, as quadras poliesportivas, o pátio e aquele que tem sido o meu favorito: o jardim.

No semestre passado os meus queridos alunos criativos batizaram essas nossas escapadelas de "LABORATÓRIO D" e eu prontamente a adotei na concepção das minhas atividades didáticas.  É lá que as melhores jornadas de aprendizagem acontecem e nem preciso dizer que vou intensificar o seu uso visando obter os melhores resultados.

Mas essa inquietude não é só minha.  Vejam só o que eu e o meu avatar, ARCHANJO ARCÁDIA, dizíamos a respeito desse assunto em 2010:




Esse programa foi um piloto, um layout para delinear melhor a minha visão de ter canais com conteúdo educacional apresentado de forma lúdica.   Era um esboço, ainda sob a égide da iniciativa INOVA - Design Fundamental, que foi redesenhado para o que está sendo preparado para MOYA - ESCOLA DE AVENTURA.


Partindo da premissa de que o nosso ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM contará com INSTÂNCIAS ANALÓGICAS (leia-se físicas) e VIRTUAIS, como esses ambientes podem contribuir com a criatividade e com o aprendizado?

A resposta para essa pergunta eu já sei há muito tempo e é justamente por isso que estou construindo a minha ESCOLA CRIATIVA E DE AVENTURA...

Um beijo do Anjo!
Archanjo 0:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...