quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

XBox 360 Natal e previsões para 2010 sobre mundos virtuais

Na década de 1990, eu e outros indivíduos da minha geração e das anteriores babávamos de raiva ao vermos que petizes endiabrados nos passavam a perna por dominar a usabilidade dos joysticks, aqueles negócios desconfortáveis, cheios de botões, que quase ninguém com mais de 20 anos conseguia operar em taxas decentes.

But, como a História anda prá frente, eis a chance de dar o troco: XBox 360 Natal, onde podemos usar o corpo como dispositivo de interação, em patamares muito superiores ao paradigma proposto pelo Wii. Assistam ao vídeo abaixo e confiram:



Agora eu quero ver aqueles moleques sem vergonha me vencerem no jogo de luta. Vou dar tapa "norêia", "banda" e chute na testa. Isso, é claro, se o reumatismo deixar...

Acompanhando os vaticínios feitos aqui no blog, vocês poderão auferir o quanto eu estou falando com propriedade sobre as novidades que se avizinham. O filme acima é um exemplo e agora vou postar algumas predições feitas por usuários de mundos virtuais sobre aquilo que se espera para o decorrer deste ano.

Previsões 2010 para mundos virtuais
Ok, ok, essa postagem deveria ter sido publicada no início de janeiro ou no finalzinho de dezembro do ano passado, seguindo a tradição da mídia convencional. Mas como meu público alvo estava de férias nesse período e como aqui é um espaço informacional que segue as minhas regras, decidi publicar hoje, quando a programação normal do semestre já se iniciou e posso estender o debate sobre minha publicações para um número maior de pessoas - leia-se meus alunos de Design Gráfico e de Jogos Digitais.

O texto a seguir é uma compilação das previsões de diversos pesquisadores e frequentadores desses metaversos. Leiam, anotem e no final de dezembro a gente avalia o quanto tivemos de acertos.

Vamos às previsões:

Lowell Cremorne

1. OpenSim
O Projeto OpenSim (Open Simulator) continuará ou até aumentará sua taxa de crescimento, que deverá se concentrar mais em alguns grids.

2. Novidades na Austrália
A Austrália deverá ter seu primeiro ambiente virtual governamental, uma proposta que já está em andamento e que tem seu foco na Educação com uma proposta de envolver negócios, educação e governo em uma parceria colaborativa.

3. Fechamentos de metaversos
Esta não é uma predição desejável de se fazer, mas infelizmente ela é coerente. Algumas empresas poderão ser compradas e outras simplesmente deixarão de existir por falhas constantes nas suas plataformas. A autora não quis nomear quais seriam essas empresas passíveis de compra ou fechamento.

4. Disputas de propriedade intelectual
A ação Eros versus Linden Lab deve ser resolvida durante 2010 e vai gerar um grande precedente em relação aos bens virtuais. Linden Lab provavelmente irá defender a ação com êxito, mas o campo de jogo terá mudado consideravelmente.

5. Integração
O nível de integração entre ambientes virtuais e serviços de mídia social vai aumentar. Quer se trate do Facebook Connect-in ou a capacidade de "twittar" do Second Life.

6. ABC no Second Life
Não estou me referindo à alfabetização, mas da rede americana de tevê, que não deve continuar a sua presença no metaverso no decorrer deste ano. No ano passado, a maioria da atividade na ABC Island veio de sua comunidade "tight-knit", com apoio da equipe do canal, mas com o crescimento da ABC online, as possibilidades de permanência nessa plataforma não são as melhores.

7. O filtro obrigatório de ISP
A questão da verificação de idade e de conteúdo adulto vão se tornar mais intensas no Second Life. Avalia-se de que na Austrália mecanismos específicos de verificação deverão ser postos em prática nesse e outros metaversos onde ocorre a criação de conteúdo.

8. Tributação de bens virtuais
Se você achou que não aconteceria, ainda acredita em Papai Noel. O ano de 2010 vai ver os Estados Unidos formalizar o regime de tributação em relação aos bens virtuais.

9. Mundos de Jogo
Este ano veremos o lançamento do maior MMO desde World of Warcraft, Star Wars: The Old Republic. Não deve eclipsar o seu concorrente de fantasia, mas vai se tornar o número 2 na preferência dos jogadores num curto espaço de tempo. O segundo semestre de 2010 também será marcado pelo lançamento da nova expansão de Warcraft, chamado Cataclysm.

10. Jogos Sociais
Se você deseja projetar jogos, fique atento: em 2009 vimos decolar jogos sociais como o Farmville. É possível que surja alguma fadiga significativa dos usuários com estas plataformas, mas deverão surgir também outras inovações para torná-los mais atraentes e com fácil integração de bens virtuais.


Eddi Haskell

1. Marte é Azul
Não fiquei daltônico, apenas me referia ao mundo virtual Blue Mars, que vai ganhar cobertura da mídia e de sensibilização em 2010, colocando pressão sobre o Second Life para melhorar a qualidade geral dos gráficos e a experiência imersiva do cliente. O principal fator para essa mudança será o lançamento do Smithsonian dentro Blue Mars.

2. Casa própria para todos
Parece até nome de programa de politicagem do (des)governo da Ré-Pública, mas no Second Life espera-se que a nova política 512k starter home seja um enorme sucesso. Associações Premium crescerão seduzidas por essa abordagem.

3. Diferenciação na vizinhança
O Second Life vai oferecer com cada vez mais ênfase um zoneamento e áreas temáticas de conteúdo rico para os residentes e as empresas. Isso significa que a "bagunça urbana"sofrerá restrições de construção com o Pacto Internacional, que passará a ser a norma em muitas áreas.

4. Mais residentes importantes
No final do ano, espera-se de que 50 empresas do Global 1000 terão expandido consideravelmente a sua presença no Second Life, tornando-se uma empresa-chave que contará com a colaboração da Linden Lab.

5. Mudança de dono
A saída do Philip Rosedale não foi à toa. Especula-se de que há 30% de chances do Second Life ser adquirida por uma empresa maior em 2010. Na lista de prováveis compradores estão pesos-pesados como a IBM, Microsoft, Sony, Facebook e Google.

6. Uma nova realidade
O aumento da popularidade, novos dispositivos e mudanças culturais criarão cada vez mais consciência de que a Realidade Aumentada - e não a virtual pura - será o futuro do que hoje chamamos de mundos virtuais.

7. Interoperabilidade
O conceito de avatares de diferentes metaversos interagindo em locais não-nativos, também conhecido como interoperabilidade, será experimentado, mas não implementado em caráter definitivo, posto que os controladores dos metaversos não concordarão com a perda do poder de decisão atual.

8. Tamanho do armário e tempo de uso
Mais limites em termos de itens de inventário e talvez a utilização de tempo será colocada sobre usuários que não possuem uma conta premium no Second Life, criando duas classes distintas de avatares. Quem paga, terá mais gavetinhas para guardar seus pertences e poderá brincar mais tempo.

9. Out of Zindra
Empresas de conteúdo adulto vão deixar Zindra e migrar para áreas classificadas como adultas ou então constituir propriedades privadas.

10. Trava-trava
Questões de lag (lentidão de resposta do sistema) e de rezzing (criação de objetos) serão tratadas em futuras versões do cliente oficial do SL e a experiência deste software irá melhorar ainda de 2010, por ser fundamental para o crescimento futuro desse metaverso.

Existem muitas outras previsões disponíveis por aí, mas penso que esse pacote já dá para começar a vislumbrarmos as possibilidades. Falta agora (ou melhor, continua faltando) é um metaverso brasileiro para competir com os demais. Algum inovador se apresenta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...