quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Extra! Extra! Festival de Machinimas na Holanda!

Parem as máquinas!!!
a
O que? Nunca ouviu essa expressão? Das duas uma: ou eu sou velho demais ou você é muito jovem... bem, talvez possa ser as duas coisas...
a
No "antanho", essa era a frase favorita dos repórteres ao pulular dentro da redação com um furo de reportagem, berrando aos quatro ventos que as máquinas (leia-se prensas) deveriam ser paradas e o periódico refeito para abrigar a notícia.
a
Como por aqui as prensas são servidores, tudo não passa de um saudosismo desse que vos escreve, mas vamos ao que interessa:
a
Não é um furo de reportagem, mas uma postagem extra, que sai dos dias tradicionais de publicação aqui do blog. Vamos falar do MaMachinima International Festival 2010, que tem por objetivo tornar público o que tem sido feito com qualidade no "mundo machinima".

Será um evento misto (RL-SL ou no mundo físico e num mundo virtual, no caso o Second Life), que vai rolar offline em Amsterdam e online no Second Life, no dia 20 de Fevereiro. Se você ainda não conhece, o termo "machinima" resulta da combinação das palavras "machine" e "cinema" (alguns dizem que é "animation", que aliás considero mais adequado) e descreve uma técnica de captura de imagens em movimento no computador, habitualmente em jogos ou mundos virtuais, normalmente com a presença de avatares.

Com o avanço tecnológico dos últimos anos, produções mais refinadas vem sendo desenvolvidas, fazendo com que a categoria seja cada vez mais considerada como um gênero de cinema de animação digno de partilhar espaço com outras produções audiovisuais. E que ainda possui a vantagem dos baixos custos e tempo de produção, que impactam decisivamente no orçamento.

Abaixo, temos o filme promocional do Festival, realizado e produzido por Chantal Harvey.




E para encerrar o post, um furo de reportagem: em 2010, o Rio de Janeiro vai sediar o primeiro festival do gênero aqui no Brasil. Aguardem novas informações em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...