sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Google ressucita arquivos Usenet

Desde o início de outubro a Google está recuperando os arquivos do Usenet, um dos mais ricos e antigos repositórios de conteúdo gerado por usuários que existe. Para quem tem menos de 30 anos e por acaso está por fora do que seja, a Usenet começou em 1979 em Chapel Hill como uma coleção de newsgroups e nos anos que se seguiram por lá foram cunhados vários dos jargões de Internet que usamos até hoje, além de discussões sobre variados assuntos no início de toda essa transformação digital.

O Google adquiriu dois arquivos da Usenet contendo cerca de 700 milhões de posts em 2001, porém acabou não conseguindo indexá-los na época. Mas agora, finalmente, o trabalho começou a funcionar. Com isso, cerca de vinte anos de história poderão ser recuperados e incorporados nos bancos de dados, tornando-se acessível para os internautas e pesquisadores que estudam a Internet desde os seus primórdios.

Fico imaginando se, daqui a uns trinta anos, as coisas que discutimos hoje, nossos projetos e iniciativas terão fomentado transformações significativas e entrado de alguma forma para a História. Quem viver, verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...