sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Novidades sobre banda larga

Outras notícias sobre banda larga em nosso país. Gosto de clipar isso de vez em quando, para registrar os avanços e retrocessos do tema, que vai ajudar a alavancar uma série de projetos mas também vai bagunçar a arrecadação de vários segmentos da mídia.

Claro pede fim do Fistel para oferecer banda larga popular
O presidente da operadora afirma que o Fistel, imposto recolhido apenas pelas empresas móveis, cria condições desiguais para que empresas possam ter oferta. Ele afirma que é fundamental rever a cobrança do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) para que se possa oferecer banda larga de acesso popular. "Tirando o Fistel, as condições ficam equânimes e as condições para a oferta desse serviço começam a se viabilizar. Endereçar o tema é imperativo para fixas e móveis terem as mesmas condições", diz.

De acordo com um decreto publicado recentemente pelo governo de São Paulo, serão oferecidos pacotes de banda larga com velocidades entre 200 kbps e 1Mbps que incluam modem, serviço de banda larga e provedor de acesso à Internet.


Novo plano de rede elétrica dos EUA pode ajudar banda larga
Esse projeto é muito interessante e propõe um trabalho em conjunto entre a tecnologia de protocolos da Internet e a nova estrutura elétrica, para levar banda larga a áreas sem acesso.

Barack Obama, anunciou o investimento de 3,4 bilhões de dólares para atualizar a rede elétrica do país, que poderá beneficiar também o setor de banda larga. O plano, chamado smart grid, garante aos 49 Estados norte-americanos a criação de um sistema elétrico mais eficiente e confiável.

A base da estrutura, que usa tecnologia digital para fornecer eletricidade e controlar seu uso, será uma rede baseada em Protocolo de Internet (IP), o que pode significar a implantação de banda larga em algumas áreas, de acordo com o analista e presidente da empresa de consultoria Successful.com, Craig Settles.

E para mostrar que não é só aqui que a bandalha corre solta...

EUA: ex-candidato a governo é maior receptor de doações de teles
O famoso senador John McCain teria recebido US$ 894 mil de lobistas de AT&T, Verizon e ComCast, provedores de acesso tentam reverter no congresso lei de neutralidade de rede. Ele foi o principal receptor de doações para campanha feita por provedores de acesso à Internet graças à sua atuação na batalha contra as novas regras de neutralidade na web da Comissão Federal de Comunicações (FCC).

McCain introduziu um novo projeto de lei (o Internet Freedom Act) que bloquearia a regulação das maiores redes de banda larga do país e as regras de neutralidade na web prevêm que os provedores de Internet sejam proibidos de bloquearem ou reduzirem o tráfego em qualquer site ou serviço. Isso significa que uma empresa de telecomunicações que também seja provedora de acesso a Internet não pode limitar ou proibir o uso de tráfego de dados do serviço de telefonia de voz sobre IP Skype, por exemplo, mesmo que isso implique em competição contra o serviço VoIP do próprio provedor. E é claro que tem ações contra o download de filmes e músicas embutidas nesse projeto...

O lobby continua, vamos ver quais serão os resultados por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...