terça-feira, 27 de outubro de 2009

Série Especial - A Onda: parte quatro - YouTube ensina a fazer vídeos

Continuando a nossa série de reportagens, vou focar agora na criação e distribuição de conteúdo gerado pelos prosumidores (prosumers), do qual você e eu podemos fazer parte. Há pouco tempo, eu postei uma informação aqui de que o YouTube consegue superar, a cada seis meses (alguns afirmam que é a cada dois meses), a quantidade de programação produzidas pelas 3 maiores redes de tv americanas durante 60 anos (isso, numa estimativa de que elas, desde o início, tivessem uma grade ininterrupta). Agora, o maior repositório de vídeos criados por usuários do planeta, resolveu dar uma mãozinha aos prosumidores e está dando dicas valiosas sobre como produzir melhor o seu trabalho.

Através de uma mega parceria com a Videomaker magazine o YT está ensinando desde como comprar uma câmera de vídeo, técnicas de uso de microfone, iluminação, filmagem e como tornar sua produção palatável e atraente para os espectadores.

Taí uma proposta muito interessante. Além de oferecer espaço em disco e banda de transmissão, o site agora se propõe a ensinar o internauta a criar suas produções. E tudo gratuitamente, fruto da mudança de paradigma do mundo em que vivemos.

Espero que na próxima década que se inicia, as instituições de ensino comecem a desbloquear o acesso a partir de suas instalações e estimulem os alunos a produzir conteúdos multimídia, que além de valorizar o processo de ensino-aprendizagem, aumenta a auto estima dos alunos e promove, positivamente, a própria instituição.

Para encerrar este post, vou apresentar outros dois dados que considero muito relevantes:

1) Os americanos têm acesso a um trilhão de páginas web, 65.000 aplicações para iPhone, 10.500 estações de rádio, 5.500 revistas e mais de 200 redes de tv a cabo.

2) YouTube, Facebook e MySpace recebem juntos, 250 milhões de visitantes únicos por mês, e considerando que nenhum deles existia há meros seis anos.

E aí, o que você pensa disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...