Eu não escrevi errado. É SEIS DÊ mesmo! Ficou espantado? Você não foi o único...
Pesquisadores do MIT (sim, eles de novo!) descobriram que existe uma forma de reproduzir fielmente os detalhes das imagens e ser capaz de responder a todas as variações no ambiente, indo além da visão 3D que seria de se esperar quando se lida com ambientes tridimensionais.
O sistema 6D terá a capacidade de produzir sombras naturais e realçar o brilho dos objetos de acordo com a direção e a intensidade da iluminação, tornando possível também a criação de imagens que variam ao longo do tempo, em resposta a alterações na iluminação ambiente, sem nenhum controle ativo e sem a necessidade de qualquer processamento. Desculpem o longo grifo, mas achei relevante pelo impacto fulminante que terá em diversas aplicações, como por exemplo cinema de animação e mundos virtuais.
Para fazer isso, ao invés de utilizar hologramas que exigem raios laser para serem projetados, o sistema de projeção 6D utiliza o mesmo princípio encontrado em alguns cartões postais, nos quais uma série de lentes lineares e paralelas são construídas em um material plástico que é superposto a uma imagem, criando imagens diferentes para cada olho e dando a sensação 3D.
Esse mesmo princípio pode ser utilizado para criar imagens 4D, que dão a impressão de movimento, bastando utilizar lentes quadradas - quando o ângulo de visão é alterado, as diversas imagens parecem se suceder em um movimento contínuo. Já o novo sistema 6D acrescenta a esse princípio uma série de camadas adicionais de lentes para criar duas novas dimensões de movimento. Assim, a imagem altera-se não apenas com a mudança da posição de quem olha para ela, mas também com a direção da iluminação.
O equipamento está em estágio inicial de desenvolvimento e por enquanto produz apenas imagens de baixa resolução. Foi construído com peças feitas artesanalmente e levará ao menos 10 anos antes que tenhamos qualquer tela realística com dimensões práticas, mas já dá para se imaginar o impacto que isso irá causar em uma sociedade onde a gamificação das mídias digitais cresce rapidamente.
domingo, 25 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA
CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...
-
Acabei não postando a relação das palestras do sábado. Para que o outro post não fique ainda maior, vou fazê-lo aqui. Vale lembrar que o eve...
-
MUDANDO O MÉTODO (na verdade, adicionando mais um à lista) Aproveitando a oportunidade de juntar duas disciplinas de um mesmo período ao...
-
Sempre se ouve por aí que poder e dinheiro alteram o caráter das pessoas. Da minha parte, penso que seja porque ambos proporcionam ao indiv...
6D?!??!
ResponderExcluirNossaa! não tem mais oq inventar hein?
Mas será que dá alguma diferença msm!?
hummm .... ;D
Eduarda - 4º período design
Eu creio que faz diferença sim, Eduarda, senão as pesquisas nesse sentido não seriam tão promissoras. O bom para nós, designers, é que novos campos e possibilidades se abrem num futuro próximo, aquele que está ali, dobrando a esquina. Beijos!
ResponderExcluir