domingo, 25 de outubro de 2009

Imagens em 6D

Eu não escrevi errado. É SEIS DÊ mesmo! Ficou espantado? Você não foi o único...

Pesquisadores do MIT (sim, eles de novo!) descobriram que existe uma forma de reproduzir fielmente os detalhes das imagens e ser capaz de responder a todas as variações no ambiente, indo além da visão 3D que seria de se esperar quando se lida com ambientes tridimensionais.

O sistema 6D terá a capacidade de produzir sombras naturais e realçar o brilho dos objetos de acordo com a direção e a intensidade da iluminação, tornando possível também a criação de imagens que variam ao longo do tempo, em resposta a alterações na iluminação ambiente, sem nenhum controle ativo e sem a necessidade de qualquer processamento. Desculpem o longo grifo, mas achei relevante pelo impacto fulminante que terá em diversas aplicações, como por exemplo cinema de animação e mundos virtuais.

Para fazer isso, ao invés de utilizar hologramas que exigem raios laser para serem projetados, o sistema de projeção 6D utiliza o mesmo princípio encontrado em alguns cartões postais, nos quais uma série de lentes lineares e paralelas são construídas em um material plástico que é superposto a uma imagem, criando imagens diferentes para cada olho e dando a sensação 3D.

Esse mesmo princípio pode ser utilizado para criar imagens 4D, que dão a impressão de movimento, bastando utilizar lentes quadradas - quando o ângulo de visão é alterado, as diversas imagens parecem se suceder em um movimento contínuo. Já o novo sistema 6D acrescenta a esse princípio uma série de camadas adicionais de lentes para criar duas novas dimensões de movimento. Assim, a imagem altera-se não apenas com a mudança da posição de quem olha para ela, mas também com a direção da iluminação.

O equipamento está em estágio inicial de desenvolvimento e por enquanto produz apenas imagens de baixa resolução. Foi construído com peças feitas artesanalmente e levará ao menos 10 anos antes que tenhamos qualquer tela realística com dimensões práticas, mas já dá para se imaginar o impacto que isso irá causar em uma sociedade onde a gamificação das mídias digitais cresce rapidamente.

2 comentários:

  1. 6D?!??!
    Nossaa! não tem mais oq inventar hein?
    Mas será que dá alguma diferença msm!?
    hummm .... ;D

    Eduarda - 4º período design

    ResponderExcluir
  2. Eu creio que faz diferença sim, Eduarda, senão as pesquisas nesse sentido não seriam tão promissoras. O bom para nós, designers, é que novos campos e possibilidades se abrem num futuro próximo, aquele que está ali, dobrando a esquina. Beijos!

    ResponderExcluir

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...