segunda-feira, 9 de março de 2009

Realidade Virtual cria ilusão de troca de corpo

Quando comecei a circular pelo Second Life, descobri todo tipo de lugar e busquei interagir com os demais usuários o máximo possível. Mas devo confessar que algumas coisas me intrigavam. Uma delas era entender qual a graça de ficar sacudindo o boneco numa festa, sem que as sensações sejam percebidas pelo usuário, o avatar carbono do lado de cá do monitor. Só quando eu fui com uma amiga no Avilion Castle e dancei uma valsa vienense é que caiu a ficha: ali eu consegui imergir de verdade, ver-me praticando uma atividade virtual, porém me emocionando como se fosse algo físico. Naquele momento, experimentei uma “troca de corpo” com o meu avatar.

Pois bem, não é que agora alguns neurocientistas suecos fizeram uma experiência parecida? Usando capacetes de realidade virtual, eles demonstraram a possibilidade de fazer com que seja possível perceber a exata sensação de um outro corpo como sendo o próprio. Confuso? Pois o Dr. Henrik Ehrsson, coordenador do projeto, instalalou duas pequenas câmeras na cabeça de um manequim e estas enviavam imagens para duas pequenas telas colocadas no capacete de RV usada pelo participante humano, fazendo com que este enxergasse o ponto de vista do manequim.

Ao mover este ponto de vista para o corpo do manequim, o participante via o corpo sintético como se fosse o próprio e num momento em que a barriga dos dois (participante e manequim) foi tocada simultaneamente, ele desenvolveu uma forte sensação de que o corpo do manequim era o seu próprio corpo, demonstrando a facilidade de se alterar a percepção que o cérebro tem do “eu físico".

E a ilusão funcionou também quando o manequim foi substituído por outro de sexo oposto ao do participante, mas não foi aceita quando o formato humanóide foi substituído por um outro tipo de objeto.

Talvez esta experiência aproxime a imersão em ambientes virtuais do que tivemos no filme Matrix. Claro que não será a mesma coisa, mas pelo menos deve tornar a experiência bem mais divertida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...