segunda-feira, 9 de março de 2009

Virtualidade Real

Amigos, esta notícia pegou-me de surpresa e me deixou com aquele sorriso que só o gato da Alice no País das Maravilhas seria capaz de ostentar. Pesquisadores da Inglaterra, das universidades de York e Warwick, apresentaram recentemente um sistema de realidade virtual revolucionário, que permite ao usuário a experiência de sentir sabores e aromas além de ver, ouvir e tocar (desde que com luvas ou dispositivos semelhantes).

Eles cunharam o termo “virtualidade real” para definir a experiência de imersão do usuário, na qual todos os sentidos são estimulados de tal forma de modo que ele imerja em um ambiente onde não consiga distinguir se o que percebe é físico ou não (atenção, só para não deixar esquecer, realidade virtual, como o nome diz, é realidade, porém não física).

No presente momento, o dispositivo limita-se a um capacete com dispositivos de processamento e distribuição de sons e imagens sem a necessidade de fios, o que melhora a movimentação do usuário e evita a quebra na imersão. Em breve, isso deve evoluir para um casulo, inclusive usando a tecnologia adotada por um piso inteligente, que captura o movimento do jogador e o transfere para o avatar, que realiza o deslocamento no ambiente virtual.

Cheiros e sabores serão percebidos através do uso de uma tecnologia de sintetização, combinando diferentes odores que estimularão simultaneamente olfato e paladar (suponho que semelhante a uma impressora de odores que surgiu no final dos anos 1990 e que propunha ampliar a experiência de navegação na Internet), mas ainda existe a intenção de um dos pesquisadores, Alan Chalmers, de proporcionar uma experiência de tato bucal. Só não explicou, ainda como isso aconteceria. Se for para enfiar uma traquitana na boca do usuário, melhor deixar só por conta dos cheirinhos...

De qualquer forma, a notícia é um acepipe para os entusiastas da virtualização e abre espaço para campanhas publicitárias diversas. Já imaginou participar de um desfile de modas da Maison Chanel e sentir, no ambiente, o odor do perfume número 5? E quando a modelo passar perto do seu avatar e exalar uma fragrância que está a venda no site da empresa? Isso, só para dar alguns exemplos bem simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...