E iniciamos um novo período com algumas novidades. Uma delas é a minha decisão de promover uma matriz curricular que seja capaz de proporcionar ao aluno, ainda no primeiro período letivo, TODAS as experiências de Design que as instituições de ensino regulares costumam demorar dois anos para promover. E, via de regra, de forma bastante insuficiente do ponto de vista da formação de um profissional.
ACIMA DE TUDO, A EXPERIÊNCIA
(e com ela muita fantasia, muita imaginação e muita criatividade)
Para a turma do 1o/2o períodos eu ministrarei duas disciplinas interessantes e que foram repaginadas estrategicamente por mim para resultar num projeto integrador multidisciplinar bem ao estilo da minha Escola de Aventura. Será uma experiência prática que me permitirá fazer ajustes ao longo do semestre usando a oportunidade como um estudo de caso que orientará melhor a minha metodologia.
A primeira disciplina foi denominada equivocadamente como "Computação Gráfica" quando o certo seria "Identidade Visual", uma das áreas onde o designer gráfico mais atua. Ou melhor, atuava, posto que os "sobrinhos do coréu" e os sites de free logos estão desmantelando o mercado, inundando-o com opções gratuitas ou muito baratas, todas de péssima qualidade.
Entendendo que essa abordagem é insuficiente para promover a empregabilidade dos meus alunos num cenário de mudanças radicais e sucessivas, eu trouxe para a sala de aula convencional a ementa da minha disciplina de "Identidade Experiencial", que visa ensinar não só os conceitos e o fazer ligados à identidade visual de produtos e serviços como também ampliar esse conceito e oferecer ao consumidor algo de maior valor e relevância, que são as experiências.
Os resultados práticos dessa disciplina estarão vinculados ao PIM (Projeto Integrador Multidisciplinar) desse semestre e eu integrarei outras duas disciplinas, sendo que a terceira delas pertence à turma dos 3o e 4o períodos.
PERSONAGENS, AVENTURAS, NARRATIVAS E MUITA, MUITA EMOÇÃO!
(e os meus petizes terão que criar tudo isso e muito mais)
A segunda disciplina chama-se originalmente "Oficina de Textos" e busca ensinar ao aluno do Ensino Superior as diferenças entre rima e prosa (???), o que é uma resenha (!!!) e por aí vai. Sem comentários. Eu a repaginei usando a minha "Oficina de Histórias" que é, basicamente, um mix de Storytelling e de RPG. Com isso nós focaremos na criação e na contação de histórias, criação de personagens e o uso desses elementos para promover a imersão do usuário na nossa narrativa, principalmente porque ela estará fortemente atrelada ao Design Social com amplo uso aqui no Distrito Federal, onde os índices de solidão e de suicídio são altíssimos.
Apesar de não estar previsto originalmente pela instituição, eu atrelarei essa disciplina ao PIM, com produtos e serviços que vão tornar o resultado final ainda mais interessante.
Em outra postagem eu vou contar qual será a proposta que norteará todas as etapas desse mix entre Storytelling, Maker, RPG, Design Thinking e outras metodologias bastante criativas. Um certo beco cheio de vapor vai ficar repleto de criativos doidos para mudar o mundo para melhor.
Um beijo do Anjo!
Archanjo 0:)
Nenhum comentário:
Postar um comentário