sexta-feira, 24 de maio de 2019

FAZENDO E APRENDENDO - CULTURA MAKER / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA



O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO
(e mudou a vida dele e de milhares de outras pessoas ao redor do mundo)

A Cultura Maker é considerada como parte das Metodologias Ativas que estão na moda.  No entanto, mais do que um modismo, o aprender-fazendo é algo mais velho do que andar pra frente, sendo muito praticado no antanho de antigamente, onde um pedaço de papel pintado tinha menos valor do que a competência, do que o notório saber.  Esse último, inclusive, passou a ser desconsiderado pela academia por razões óbvias, pois como alguém não certificado pelo sistema que se auto certifica pode desfrutar do mesmo status daquele que é certificado, mas que não sabe nada?

Eu tive a grata oportunidade de participar de uma certificação de Educador Maker oferecida pela Casa Thomas Jefferson da Asa Norte, aqui em Brasília, que possui um makerspace sensacional pilotado por criativos igualmente incríveis.  Eu posso dizer, sem nenhum medo de errar, que o encontro presencial que tive com essa galera + aqueles que participaram comigo da certificação foi a primeira e a única vez em que eu me senti em meio aos meus pares desde que me mudei para o quadradinho de Goiás.  Uma galera querida, criativa, afetiva e que não só tem vontade de mudar o mundo para melhor como mete a mão na massa com vontade para que as coisas aconteçam.

Dentre os conteúdos apresentados durantes as atividades online e as presenciais, eu selecionei esses três slides para apresentar para os meus alunos, que estão engajados no fazer de um monte de coisas.  É uma turma de calouros como eu nunca vi igual aqui no DF, gente que tem todo jeito de que vai fazer muito sucesso pelo mundo.

Os slides dizem respeito a três etapas que devem ser usadas no emprego dessa metodologia e que pode resultar em coisas incríveis: olhar de perto, explorar a complexidade e encontrar oportunidades.  Você observa, mexe, pensa e imagina como pode fazer melhor, a grosso modo.  Funciona.







Sobre o menino que eu falei lá em cima, aquele que descobriu o vento, eu recomendo assistirem a essa palestra TEDx na qual o cidadão real se apresenta, conta a sua história e inspira muita gente.  O nome dele é William Kamkwamba e conforme mostra a imagem que abre esse post, no Netflix existe um filme sobre a história dele, que eu recomendo fortemente que vocês assistam.




Agora com licença, que eu e os meus petizes criativos vamos meter a mão na massa para produzir as partes do ecossistema de aprendizagem.  No mês que vem tem que estar tudo prontinho para a apresentação final.  Ao menos da experiência acadêmica, pois o ecossistema de aprendizagem da MOYA - Escola de Aventura vai demorar mais um pouquinho até ficar pronto na sua versão 1.0.

Um beijo do Anjo!
Archanjo 0:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...