sexta-feira, 29 de março de 2019

O ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM - O JOGO DE TABULEIRO / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA



CHEGOU A HORA DE ENGASGAR COM A REALIDADE

(e não vai adiantar muito pedir um copo d'água...)


Olá, querido leitor!
A realidade é a seguinte:





Agora responda-me, por gentileza:

1) Como você gostaria de aprender?

2) Como você gostaria de ensinar?


Essas duas perguntas orientam as minhas ações há anos e em breve eu as farei para os meus alunos no intuito de saber e entender quais seriam os melhores caminhos para que eles superem o tédio da sala de aula tradicional (acreditem, a minha ainda tem quadro verde e giz).  Enquanto isso não acontece, vamos mostrar a eles as etapas do nosso projeto e ajudá-los a construir as pecinhas supimpas que farão o todo funcionar de forma lúdica:


O JOGO DE TABULEIRO
Pois é, inserir Industriais, Baby Boomers e X's de sopetão em ambientes virtuais não é uma tarefa trivial e eu, malandro que sou, bolei uma forma de transição bastante animada.  Trata-se de um jogo de tabuleiro com pecinhas representando o usuário ou seu personagem, que vai saracoteando ao longo do tabuleiro coletando informações, aprendendo novos conhecimentos e tendo contato com recursos tecnológicos pertinentes ao objetivo final do ecossistema de aprendizagem.







No decorrer da jornada, o usuário-aprendiz conhecerá e aprenderá a lidar (caso ainda não saiba) com QR Code, aplicativos para celular, websites e um ambiente virtual bastante imersivo, que serão acessados a partir do jogo de tabuleiro.

A jornada de aprendizagem poderá ocorrer de duas maneiras distintas, de acordo com o interesse do jogador:

a) Aquisição de conhecimentos
Nesta modalidade o jogador controla uma peça que pode ou não ter alguma representatividade iconográfica e percorre o tabuleiro conhecendo os assuntos, assistindo vídeos, lendo textos e interagindo com ferramentas tecnológicas, que lhe proporcionarão o devido treinamento nelas mesmas além de oferecer-lhe os conhecimentos da profissão.

b) Uma baita aventura
Aqui a proposta é fazer do percurso de aprendizado uma aventura legal, uma atividade bastante lúdica, com a caracterização do jogador como personagem e com situações de desafio nas quais ele enfrentará oponentes temerários.  Nesta modalidade, o Storytelling se unirá ao RPG e proporcionará a imersão inicial, que será ampliada à medida que o usuário for transitando entre os aplicativos, websites e no ambiente virtual imersivo.





A proposta inicial será um nível de tabuleiro criado por mim, composto por diversos módulos que podem gerar uma ampla gama de opções de formatação, que serão utilizados pelos times de trabalho para que eles criem os seus próprios níveis de jogo que se interligarão ao meu.

Essa atividade tem dois propósitos não tão óbvios: o primeiro é proporcionar uma experiência de planejamento (bastante pertinente à atividade de projeto gráfico) e uma experiência de diagramação usando o conceito de grid (que faz parte da ementa da disciplina).  A partir da diagramação de pisos de um tabuleiro é possível reforçar aquilo que foi apresentado brevemente e que eles aprofundarão a posteriori em uma disciplina direcionada para Projeto Editorial.

Vejamos como a atividade se desenrola.  Em breve, novas informações.  Informou o Martelo do Archanjo em edição especial.

Um beijo do Anjo!
Archanjo 0:)


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