sexta-feira, 22 de março de 2019

AS PROFISSÕES 4.0 / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA




UM FUTURO BRILHANTE NOS AGUARDA
(será?)

Tem muita gente apavorada com as mudanças que estão sendo previstas para o mercado de trabalho, principalmente porque a demanda será por profissionais criativos, repletos de Soft Skills, comprometidos com o trabalho e com a sociedade e não mais para os pirangueiros de plantão, que "empurram com a barriga".

O que aliás, aqui nesse quadradinho de Goiás, onde ser servidor público é visto como se fosse uma inserção numa corte europeia do antanho de antigamente, vai causar muito choro e ranger de dentes.

Na aula passada foi apresentado para os meus alunos o nosso respeitável público alvo:





E uma explanação sobre o que será o ecossistema de aprendizagem foi feita, só para não deixar a garotada boiando muito.




Hoje, antes de falarmos mais sobre as profissões, eu apresentei mais um pedacinho do nosso Storytelling, utilizando dois vídeos que eu aprecio muito e que já usei em diversas turmas ao longo dos últimos 7 anos.



PROJETO PROMETEUS - A REVOLUÇÃO DA MÍDIA





A DAY MADE OF GLASS





Posto isso, bora listar as profissões que serão apresentadas inicialmente como opções para o nosso ecossistema de aprendizagem.  De um total de mais de 30 eu selecionei 4, que são mais adequadas ao ambiente do curso, que é o Design Gráfico:



Professional Triber (Criador de Equipes)
• É o profissional que tem facilidade de se relacionar com pessoas de várias culturas e perfis diferentes ao mesmo tempo em torno de um projeto comum.

• Seu sucesso está baseado na forma como consegue interpretar, analisar e interligar todos os dados disponíveis, alinhando as pessoas certas para cada projeto.

• Devido a grande diversidade no mercado de trabalho, os profissionais com esta habilidade de relacionamentos terão grande destaque, pela integração de pessoas e objetivos que estejam integradas à esta “tribo”.

• Esses profissionais são conectores naturais, possuem a habilidade e a facilidade em detectar as pessoas certas, nos lugares certos para projetos certos.

Eles são pensadores críticos e criativos. Trabalhos que necessitem novidade, criatividade e novas descobertas necessitarão de indivíduos com capacidade de pensar de forma crítica e criativa.
• São líderes serventes. Seus futuros estarão diretamente conectados ao sucesso das equipes que eles formarão.





Profissional Maker (+que inventor, +que engenhoqueiro)
• São profissionais que participam da “Cultura Maker” e que buscam ser os protagonistas do seu desenvolvimento intelectual, por meio de atividades desafiadoras, estimulantes para a solução de problemas e que serão fundamentais para o futuro.


• Essas atividades costumam envolver o uso de ferramentas, o aprendizado de linguagem de programação, impressão 3 D e o compartilhamento de projetos, dentre outras atividades, que são realizadas num ambiente chamado “makerspace”.





Storytelling Designer (designer de narrativas)
• Esta categoria profissional lida com a Criatividade e com a criação de narrativas, ambientes e personagens, que podem estar relacionados a marcas, lojas e experiências, dentre outras.

• Na área dos Jogos Digitais, ele pode atuar como Character Designer, Level Designer e/ou World Builder, projetando/aprimorando os conceitos e e referências e as aplicações dos mesmos em um projeto.

• É um profissional que deve lidar bem com a questão da “identidade” nos seus múltiplos aspectos (moda, personagens, marcas etc.).






Conector de Conhecimentos (o professor do "futuro")
• Trata-se de uma evolução do professor conforme nós conhecemos.  Nessa nova abordagem ele pode ser um produtor de conhecimentos, um consumidor de conhecimentos ou um prosumidor de conhecimentos (que ao mesmo tempo produz e consome conhecimentos), sejam eles gerais e/ou específicos.

• Ele contribui para uma comunidade de pares, que compartilham conhecimentos visando aprimorar a qualidade das aulas ministradas, sejam presenciais, à distância ou híbridas.

• O Conector de Conhecimentos realiza uma curadoria sobre um ou mais temas relacionados à aprendizagem que ele precisa promover, trazendo esses conteúdos para a sua própria base, adaptando-os ou não, de acordo com as suas necessidades.

• Ele atua numa abordagem "Creative Commons", inteiramente colaborativa, e estimula os seus alunos a realizarem uma trilha de aprendizagem que contemple essa mesma abordagem.

• Provavelmente trabalhará em uma instituição de ensino própria, devido à baixa valoração dos seus serviços nas instituições tradicionais, mesmo naquelas que, aparentemente, estão se atualizando tecnológicamente.


O próximo passo será delinear melhor o ecossistema de aprendizagem e o que cada time de trabalho deverá apresentar no decorrer do semestre.  Os nomes desses times já foram escolhidos e os seus integrantes definidos, agora é meter a mão na massa!

Um beijo do Anjo!
Archanjo 0:)





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