terça-feira, 22 de março de 2011

O Mundo do Futuro, hoje (41): Interface por gestos usa luva colorida e webcam

Na sexta feira passada, exibi alguns vídeos sobre inovações tecnológicas diversas para a turma de Design de Produto do 7o período do UniFOA.  Esses materiais fomentarão discussões, seminários e resultarão em propostas feitas pelos estudantes sobre como usar tais inovações sob a ótica do Design.

Abaixo posto mais uma traquinagem que já está sendo desenvolvida e que deve impactar em breve nas nossas vidas.

Interface por gestos usa luva colorida e webcam
Uma luva colorida e uma webcam. Este é todo o hardware necessário para operar um novo sistema de computação baseada em gestos, criada por um estudante do MIT, nos Estados Unidos.  Outros protótipos de interfaces gestuais já utilizaram fitas coloridas ou reflexivas coladas na ponta dos dedos ou mesmo em luvas.

"Mas isto é informação 2D. Você está usando apenas as pontas dos dedos e nem mesmo sabe que fita corresponde a qual dedo," critica Robert Wang, criador da nova interface, bem mais espalhafatosa.
A luva colorida permite a geração de um modelo 3D da mão na tela do computador, praticamente em tempo real, com uma defasagem mínima. "Este [equipamento] de fato captura a configuração 3D da sua mão e dos seus dedos. Nós sabemos como os seus dedos estão se movimentando," diz Wang.

Foram testados diversos designs de luva, com pontos coloridos e "remendos" de diversos formatos. A versão atual, que apresentou os melhores resultados até agora, possui 20 formatos irregulares, usando 10 cores diferentes.  O número de cores é restrito porque o sistema deve ser capaz de reconhecer cada uma delas com confiabilidade, em diversas condições de iluminação e com diferentes objetos no background da cena.

A vocação da nova tecnologia de interface por gestos são os videogames. Mundos virtuais, por exemplo, permitem que o usuário pegue e manipule objetos usando apenas gestos com as mãos.  Mas Wang afirma que engenheiros e projetistas também poderão usar o sistema para manipular de forma mais intuitiva modelos 3D de produtos comerciais, equipamentos mecânicos ou grandes obras de construção civil - veja a demonstração no vídeo abaixo.




O software de reconhecimento das imagens foi baseado em uma outra pesquisa do MIT, quando Antonio Torralba e seus colegas desenvolveram um algoritmo que reconhece imagens diminuindo sua resolução.  Depois que a webcam captura a imagem, o software retira o background, deixando a luva superposta a um fundo branco. Então o programa reduz drasticamente a resolução da imagem resultante, até atingir 40 por 40 pixels.  Finalmente, ele compara a imagem capturada com uma base de dados contendo centenas de modelos digitais de 40 x 40 pixels, até encontrar aquela que corresponda à posição atual.
Esse mecanismo, que elimina a necessidade de cálculos, retorna uma resposta em uma fração de segundo, praticamente eliminando os retardos no uso da luva.

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Entenderam agora quando eu falei da conexão entre diferentes linhas de pesquisa para resultar em uma inovação?  Quanto mais conhecimento uma instituição de ensino gera e compartilha, mais possibilidades de novos produtos e serviços surgem, engendrados por aqueles que conseguem conectar diferentes visões para resultar em algo novo, necessário e porque não dizer, maravilhoso.

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