sábado, 11 de setembro de 2010

Série Especial - INOVA (02): Rádios Web com a sua cara!

Fiquem ligados nessa vertente: rádios web, customizáveis e com forte apelo emocional. Mais uma traquinagem da Web 2.0 ou além, esse é um caminho muito importante e que deve ser observado e experimentado por você, que deseja ter seu trabalho conhecido, suas idéias compartilhadas e que quer fazer parte de uma comunidade que cresça em número e importância e imponha mudanças no status quo.

INOVA apresenta hoje, rádios web com a sua cara!


Na Web, rádios com a sua cara
O futurólogo Gerd Leonhard, especialista em mídia digital, prega que a geração streaming media – usuários da web que preferem acessar conteúdos na “nuvem” a fazer downloads de MP3 – cresça de forma expressiva nos próximos anos.

Esse grupo que consome música na rede é simpatizante de serviços como iLike, Jango, Grooveshark e StereoMood, rádios on-line que permitem acesso a listas de canções via streaming.

O Grooveshark é atualmente o mais popular do gênero. A plataforma permite que qualquer usuário, mesmo sem cadastro, acesse o seu banco de dados para escutar música. Para tanto, basta digitar o nome da canção ou artista no campo “search for music”. Os interessados podem ainda montar listas e compartilhá-las com seus amigos.

Conheça alguns outros serviços via streaming:


Stereomood
Considerada pelos próprios fundadores uma “rádio emocional”, inova ao etiquetar as canções. As músicas são “tagueadas” a partir de sentimentos. Os termos variam entre “feliz”, “melancólico” ou “sensual” – há também opções de atividades, como “trabalhando” ou “dirigindo”.

O serviço nasceu em Milão, na Itália, em 2008, e usa a API (Application Programming Interface, ou interface de programação de aplicações) da Last.fm, rádio on-line que optou por cobrar pelo acesso ao seu acervo no Brasil.


iLike
O iLike é um serviço parceiro do MySpace Music, cuja base é de 60 milhões de usuários registrados. Ele possui aplicativos para Facebook, Orkut, hi5, Google e Bebo, e permite que os interessados criem perfis em sua plataforma.

Não é preciso ser cadastrado para escutar suas músicas. Para ter acesso a uma estação, basta digitar no campo “enter an artist name” o nome do artista procurado. Ao reproduzir uma faixa ou vídeo, o sistema sugere artistas similares.

Jango
Apesar de lembrar aos mais velhos aquele débil mental doidivanas maluco que por sete meses fez de conta que era presidente da República, esta rádio web foi fundada em 2007, em Nova York. Além de permitir a reprodução de músicas via streaming, o sistema oferece ferramentas para a criação de estações de rádio (listas de música), que podem ser compartilhadas e monitoradas.

Sua tecnologia de mapeamento consegue dizer quem está escutando a mesma música, uma determinada playlist ou até mesmo o que os amigos de um usuário estão ouvindo em um dado momento.

*****************************

E então, designers? Que tal começar a pensar em alguma coisa que leve vocês à "nuvem"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...