terça-feira, 24 de agosto de 2010

Série Especial - Conceitos & Idéias (04): Sobre Einstein e a Criatividade

De vez em sempre, eu dou uma bordoada em quem estiver ao derredor e mostro por alhos mais bugalhos que criatividade é um patrimônio da mente humana. A masmorra, conhecida pelo nome bacana e pomposo de "escola", se encarrega de detonar esse potencial desde a tenra infância, auxiliada pelas religiões e (des)governos das mais variadas esferas.

Mas mesmo detonado, tal poder de realizar maravilhas é recuperável, igual ao corpo do Wolverine.

Você, que está lendo este post, sofreu com essa sanha maldita e paga um preço alto por isso, mesmo que não perceba. Mas tal qual o ilustre mutante, você pode superar os ferimentos da batalha e reerguer-se para um novo combate, onde as chances de vitória aumentam exponencialmente.

Para os meus queridos alunos entrarem na dança, deixo o texto introdutório abaixo e o vídeo. Leiam, assistam, reflitam e preparem-se. Vem chumbo grosso por aí e vocês terão que enfrentar vossos demônios e transformá-los em amigos muito queridos. Como? Aguardem as próximas aulas...

Einstein e a Criatividade
Boêmio, visionário, sonhador e… mulherengo. E como se não bastasse: mau aluno e um transgressor das ordens sociais do seu tempo. O programa a seguir mostra o dono desses defeitos e mostra como ele os transformou em virtude.

O jovem Einstein era um homem muito mais comum que possamos imaginar. Nascido e criado judeu alemão mostrou desde os cinco de idade que o inconformismo seria a marca de todos os seus dias.

E esse despertar surgiu ao ganhar uma pequena bússola de presente do pai. A curiosidade aguçada buscava entender que força misteriosa era aquela que fazia a agulha se mexer? O excelente programa Espaço Aberto Ciência & Tecnologia, da Globo News, percorre os passos do menino franzino e meio desengonçado que se tornou um dos maiores nomes do mundo e a marca registrada quando se fala em Ciência.




**********************************

Agora reflitam sobre o que viram e também sobre o que pensam de vocês mesmos. O salto quântico está a disposição de todos nós, todos os dias. E então, vamos pular juntos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...