sexta-feira, 23 de abril de 2010

Série Especial - O Outro Mundo (09): Avatar II - O Hospital

O texto desse post pertence ao professor Paulo Frias, da Universidade do Porto, em Portugal, que fez esse ótimo trocadilho com o filme do Cameron. É mais uma prova inconteste do potencial dos mundos virtuais em Educação e no quanto todos podemos ganhar com essa inovação.

Avatar II: O Hospital
Parece... mas (ainda) não é a segunda dose do filme de Cameron! 'Avatar II: The Hospital' é um artigo do The Wall Street Journal sobre a utilização do Second Life no ensino da Medicina e na preparação de técnicos de Saúde.

Largamente disseminada pela comunidade académica americana, a simulação de situações reais em contexto hospitalar tem sido considerada uma enorme mais-valia para a aquisição de conhecimentos. A possibilidade de replicar situações impossíveis de experienciar na realidade, de representar os orgãos de um paciente com fidelidade ou de programar robôs que fornecem a informação necessária em situações de emergência, são vantagens que têm trazido os profissionais de saúde para os monitores dos PC's onde funcionam os mundos virtuais como Second Life.



O 'The Medical News' afirma que os sucesso dos hospitais passa pela alteração do 'status quo', seja através de um política de saúde agressiva entre o setor público e o privado como acontece na Itália, seja através da utilização de Second Life pelas universidades como acontece massivamente nos Estados Unidos.

*********************
E ainda existem bilhões de pessoas que desconhecem até a existência desse "outro mundo", o que dirá suas potencialidades. Cabe a nós, usuários e visionários, comprometidos com o desenvolvimento de novas tecnologias e práticas sociais, engajar nessa luta para expandir os limites do virtual e com isso melhorar o mundo físico onde habitamos com nossos avatares carbono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...