sábado, 26 de dezembro de 2009

Redes sociais podem ajudar a reunir as famílias. Ou separá-las...

É sempre muito interessante poder ver "os dois lados da moeda"...

Depois de mostrar que as empresas estão começando a entender a importância das redes sociais em seus negócios e o impacto positivo que a Internet teve sobre a juventude, vamos agora falar das famílias de um modo geral. E a notícia é igualmente muito boa, inclusive gostaria de chamar a atenção dos designers para as possibilidades que se abrirão para nós com essa novidade.

Reunindo as famílias
Preocupados com o distanciamento físico entre as pessoas, causado pelos relacionamentos virtuais, pesquisadores europeus estão desenvolvendo um conjunto de novas tecnologias cujo objetivo principal é melhorar a forma como as pessoas desenvolvem e mantêm seus relacionamentos interpessoais. O projeto chama-se TA2, cujo significado é Together Anywhere, Together Anytime - Juntos em qualquer lugar, juntos a qualquer momento.

Embora o advento das modernas tecnologias de comunicação tenha permitido às pessoas realizar várias tarefas com facilidade e sem gastar muita energia, esta mesma tecnologia é muitas vezes apontada como a grande responsável pela redução do tempo que as pessoas gastam umas com as outras.

Em vez de um contato direto, pessoal, os adolescentes geralmente preferem ficar em casa jogando videogames e uma mensagem de texto pelo celular pode substituir um encontro.

Os pesquisadores do projeto TA2 estão determinados a mudar esta tendência usando a própria tecnologia, através de estudos que demonstrem como ela pode servir de apoio à comunicação entre grupos de pessoas, mais do que entre pessoas individuais. O objetivo é criar tecnologias que ajudem as pessoas a cultivar e manter relacionamentos entre famílias.

Em vez de defender um retorno nostálgico ao passado, os pesquisadores partem do princípio de que a realidade é que as pessoas estão em movimento constante, seja no carro, no trem ou em um avião. Para reuni-las, serão criadas salas virtuais para onde os grupos com interesses comuns - ou as famílias - poderão se dirigir facilmente, de qualquer local e com absoluta privacidade.

O primeiro protótipo foi demonstrado por pesquisadores do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, durante a feira Consumer Electronics Unlimited, quando foram realizadas várias sessões de jogos em que os jogadores competiam uns contra os outros através da Internet. Em vez de afastar, o acesso ao jogo vai dar às pessoas a chance de "estarem" com seus amigos e com a família, apesar da distância.

Os pesquisadores alemães também desenvolveram o mecanismo de áudio para o TA2, formado por componentes mutuamente ajustados que aumentam a qualidade do som e a clareza das transmissões de vídeo e teleconferências. De acordo com o pesquisadores, o seu codec de áudio MPEG Enhanced Low Delay AAC melhora o som, garantindo qualidade de alta-fidelidade, com retardo mínimo, mesmo com taxas de transferência muito baixas.

A tecnologia dispensa o uso de fones de ouvido, dando maior mobilidade aos usuários. E, graças ao sofisticado processamento de sinais, os usuários têm a sensação de estarem muito mais próximos uns dos outros do que realmente estão. Quando totalmente desenvolvido, o sistema será integrado em TVs e aparelhos de som comuns.

O projeto TA2 deverá conter todos os sensores avançados e o suporte necessário de tecnologia da informação para otimizar a atividade conjunta das pessoas, mas com atenção à privacidade total dos grupos familiares.

O consórcio é formado por seis indústrias e sete universidades e institutos de pesquisas. Os parceiros incluem Alcatel-Lucent Bell NV, na Bélgica, Philips na Holanda, IDIAP Research Institute, na Suíça e Goldsmiths e Universidade de Londres, no Reino Unido.

O trabalho deverá durar até 2012 e consumirá recursos de 12,8 milhões de euros. Fico imaginando essa tecnologia agregada a mundos virtuais e todos os desdobramentos que poderemos desenvolver nos próximos anos.


Separando as famílias
Por outro lado, a rede social mais famosa do mundo, o Facebook, está sendo acusada de ser a causa de um a cada cinco casos de divórcio, após estudo realizado pela Divorce-Online, um escritório de advocacia especializado em separação de casais.

Mark Keenan, diretor do Divorce-Online, surpreendeu-se ao ver que 20% dos casos de separação continham referências ao Facebook, acrescentando que a razão mais comum das brigas entre casais são as conversas de conteúdo sexual com pessoas da rede.

Os advogados explicam ainda que a grande aderência aos sites como Facebook e Orkut deixam as pessoas tentadas a trais seus parceiros, e que parceiros desconfiados usam as redes para encontrar evidências de flertes e paqueras, que acabam levando ao divórcio. Além disso, as redes servem como fontes de informação e evidências para a separação.

Em fevereiro deste ano, uma mulher descobriu que seu marido queria o fim do casamento por meio da rede Facebook. Outro casal terminou seu relacionamento após a esposa descobrir que seu marido a estava traindo com uma prostituta no mundo virtual Second Life, alguém que nunca encontrou de verdade.

**********
Nota da Redação: Se um cidadão trai a mulher com uma prostituta virtual, um bonequinho em 3D cuja verdadeira identidade do usuário é desconhecida, é porque o casamento dele deve estar mesmo muito ruim...

**********

Acredita-se que aproximadamente 14 milhões de britânicos utilizam regularmente sites de redes sociais para se comunicarem com velhos amigos ou conhecerem gente nova. O número de divórcios na Inglaterra diminuiu nos últimos anos, mas ainda dois a cada cinco casamentos acabam em separação, segundo as estatísticas, como conta o site do jornal britânico The Daily Mail.

Enfim, esse é um post que mostra a questão de forma abrangente. Escolha o lado que mais lhe aprover e divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...