terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Os Lusíadas RPG – Uma nova forma de se ver e ensinar a literatura

Fico muito satisfeito quando vejo alguma nova iniciativa do uso dos RPGs na sala de aula. No post de hoje, eu vou mostrar a notícia que saiu na Rede RPG, do meu querido amigo, Marcelo Telles. A matéria está na íntegra e os grifos são meus.

Os Lusíadas RPG – Uma nova forma de se ver e ensinar a literatura
Não é de hoje que se ouve, conhece ou sabe da existência de artigos comprovando a eficácia do RPG quando usado dentro da educação. A maior prova disso foram os simpósios acerca dessa temática que culminaram no livro Anais do I Simpósio de RPG & Educação.

Aqui mesmo, na REDERPG, tivemos a colaboração de alguns autores com suas pesquisas sobre essa temática. Porém, pouquíssimas pessoas se dedicaram a usar o RPG especificamente na Literatura. Os jogadores do nosso querido hobby sabem da importância da leitura de inúmeros livros para a criação de personagens, campanhas e mundos. Mas e o aluno padrão das escolas brasileiras? Será que eles leriam as obras se o RPG lhes fosse apresentado?Pensando nisso decidimos utilizar das regras do 4D&T – devido ao preço, agilidade e facilidade do manual – para criar um outro jogo de RPG baseado nesse.

Mas qual seria o tema ideal? Como sabemos que os adolescentes em geral têm uma forte preferência pelas aventuras, escolhemos a obra Os Lusíadas, de Camões, que por ser um poema épico poderia trazer a tona esse lado aventureiro do RPG. Além de, é claro, existir aí um desafio – de nível épico, com o perdão do trocadilho – a ser superado: fazer um aluno gostar de um texto de cinco séculos atrás.

Para isso, foram feitos dois playtests, um com jogadores de RPG, e outro com universitários a fim de encontrar possíveis erros e adaptar melhor a obra ao jogo. Por fim, foi feito um jogo com alunos do Ensino Médio de um colégio particular. O resultado? Ah! Isso é algo que vocês lerão nas páginas finais do nosso trabalho. Aproveitamos para agradecer ao Marcelo Telles pela divulgação do material e para informar a todos vocês, mestres e jogadores, que ainda estudam, o seguinte: usem o RPG em sala de aula, vocês vão se surpreender.

Para baixar o nosso trabalho, cliquem nos links a seguir.

Capa: http://www.megaupload.com/?d=CJCGOAZ0

Sumário: http://www.megaupload.com/?d=8LVY9U97

Texto: http://www.megaupload.com/?d=0WPV6TYF

Bibliografia e Anexos 1: http://www.megaupload.com/?d=5P5QS0KW

Anexos 2: http://www.megaupload.com/?d=62O62VCU

Anexos 3: http://www.megaupload.com/?d=EUMAY0FL

Anexos 4: http://www.megaupload.com/?d=5E6MTT6Z

--------------

Nota do Archanjo: Quero parabenizar essa iniciativa e divulgá-la, pela grande importância que eu reconheço do uso dos RPGs em sala de aula. Seria muito interessante se um de meus alunos de Design, que estão entrando em TCC, desse uma olhada nesse projeto. Quem sabe não rola uma inspiração ou uma parceria?

Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer por distribuir o material que produzi e desde já me coloco à disposição para futuras conversas sobre o assunto.
    Obrigado pela divulgação,
    Santiago Minetti

    ResponderExcluir

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...