No mês passado, eu falei que as empresas começavam a utilizar as redes sociais para auxiliar no andamento dos negócios. Agora é a vez de apresentar um fato muito interessante e que está relacionado: o uso das redes sociais pelas empresas na busca de candidatos. Ou seja, se você faz parte de alguma, fique ligado pois isso pode contribuir para aumentar as suas chances de conseguir um bom emprego.
É fato que ferramentas como o LinkedIn e o Twitter são importantes no processo de recrutamento, mas por enquanto a "formalidade" ainda tem maior peso na escolha do candidato.
Atualmente com 50 milhões de usuários em cerca de 200 países, o LinkedIn tornou-se a maior rede social profissional utilizada por empresas de todos os pontos do mundo. Enquanto isso, ferramentas de comunicação mais rápidas, como o Twitter, vêm completando o arsenal de quem precisa caçar talentos com rapidez.
Segundo pesquisa da Jobvite.com, tomando-se como base o grupo de empresas que já usam redes sociais, o LinkedIn é utilizada em 95% dos casos de recrutamento de profissionais, uma vez que foi desenvolvido para armazenar currículos e outras informações, ajudar na busca por empregos e empregados, além de fazer com que as pessoas mantenham contato.
“Nesta rede, o headhunter consegue visualizar o perfil e o currículo completo do candidato, além de ter uma idéia da dimensão do networking do usuário”, afirma a especialista em recrutamento da consultoria Robert Half, Adriana Cambiaghi.
Para a especialista, a rede social acelera a identificação do profissional, e isso faz com que o processo seletivo leve menos tempo. A entrada das redes sociais não mudou os critérios de busca efetuados pelas empresas. Solidez, visão de crescimento na carreira , pró-atividade e interesse são fórmulas chave para o reconhecimento e os recrutadores avaliam bem os candidatos que apresentam rapidez nas respostas, já que isso acelera automaticamente o processo de busca. Redes sociais como, Twitter, Orkut e Facebook ainda não caíram nas graças dos recrutadores de áreas que envolvem a “formalidade” na apresentação.
Então, designers, apressem-se em criar vossos blogs e manter suas redes sociais isentas de comunidades de caráter ou gosto duvidoso, pois isso com toda certeza pesará na hora da avaliação dos recrutadores. É mais um uso da Web 2.0 a nosso favor. Aproveitemos, pois!
sábado, 12 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA
CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...
-
Acabei não postando a relação das palestras do sábado. Para que o outro post não fique ainda maior, vou fazê-lo aqui. Vale lembrar que o eve...
-
MUDANDO O MÉTODO (na verdade, adicionando mais um à lista) Aproveitando a oportunidade de juntar duas disciplinas de um mesmo período ao...
-
Sempre se ouve por aí que poder e dinheiro alteram o caráter das pessoas. Da minha parte, penso que seja porque ambos proporcionam ao indiv...
Nenhum comentário:
Postar um comentário