*******
Blogs dos meus alunos
Ultimamente tenho tido várias experiências muito positivas com os meus alunos em relação aos BLOGs que trabalho em Sala de Aula. Alguns tem aplicado em suas próprias empresas, outros criado os seus próprios, e ainda alguns estimulados com a idéia de fazer um Blog profissional.
O que eu recomendo pessoalmente é que os alunos tenham basicamente, tanto do ponto de vista pessoal, como profissional, três BLOGs. E destaco também que já existe a profissão de blogueiro, aonde as empresas contratam profissionais para que possam intervir no processo de comunicação interna e externa da empresa.
Portanto, acredito fortemente que o profissional deva ter o seu próprio BLOG para divulgação de suas idéias, projetos e desejos pessoais. Dessa forma, estar sempre antenado com o mercado e estar presente na WEB com as suas contribuições pessoais. Lógico, isso irá ter um impacto direto em sua vida profissional.
Pelo ponto de vista corporativo, sugiro que se tenha dois BLOGs. Um interno, aonde o profissional deverá colher as principais informações que afloram na empresa (novos clientes, produtos/serviços a serem lançados, projetos de impacto no mercado, etc…)
E finalmente um terceiro, que seria aquele dedicado ao seu público externo, tanto clientes, como mesmo fornecedores, parceiros, distribuidores, etc … Praticamente esse último BLOG externo seria a “nata” do BLOG interno. Aquelas notícias e informações que queremos que a mídia conheça, que nossos usuários saibam o que estamos desenvolvendo, quais estão sendo as nossas atividades de sucesso empresarial e assim por diante.
O que você acha dessa estratégia de três BLOGs ?!? Quase um tripé, o primeiro fincado no formato pessoal, o segundo melhorando a comunicação interna da empresa, e finalmente o terceiro divulgando o que de bom estamos fazendo empresarialmente. Dê a sua opinião a respeito !! Queremos saber o que você pensa sobre isso …
************
As respostas podem ser encaminhadas para http://www.novainter.net/, que é o blog do Valente, onde estão muitas outras postagens interessantes.
Agora é a minha vez de falar a respeito do assunto. Ontem foi o encerramento oficial das atividades deste meu primeiro semestre no UniFOA, onde pude praticar a experiência de criação de blogs e produção de videocasts em machinima em 2 das 3 turmas com quem trabalhei. Foi ainda uma experiência inicial, um tatear, mas penso que demos o primeiro passo para dar curso à essa prática nos semestres vindouros.
Se você quiser conhecer os blogs e conteúdos que foram criados, clique nos links abaixo e aproveite!
Computação Gráfica VI
http://www.netvikings.blogspot.com/
http://www.designcyberpunk.blogspot.com/
http://www.tres-nordicos.blogspot.com/
http://www.thevikingsf.wordpress.com/
http://www.middleangels.blogspot.com/
http://www.asmisticas.blogspot.com/
http://www.agaleradavila.blogspot.com/
http://www.estreladodragao.blogspot.com/
http://www.thefiveknights.blogspot.com/
http://www.steampunkdesign.blogspot.com/
Estética
http://www.esteticaolho.blogspot.com/
http://www.otriodesign.blogspot.com/
http://www.agentte.blogspot.com/
http://www.serdesigners.blogspot.com/
http://www.esteticaf.wordpress.com/
http://www.designweblog.blogspot.com/
http://www.designestetica.blogspot.com/
http://www.esteticamentefalando.blogspot.com/
http://www.coisasassimcomo.blogspot.com/
http://www.esteticopia.blogspot.com/
História da Cultura e do Design II
http://www.papopdesigner.blogspot.com/
http://www.macarraofarofa.blogspot.com/
http://www.noublad.blogspot.com/
http://www.omodernismo.wordpress.com/
http://www.designersquepensam.blogspot.com/
http://www.pixelsdahistoria.blogspot.com/
http://www.artnouveausblog.blogspot.com/
Conforme é facilmente perceptível, alguns grupos tiveram um desempenho bastante superior aos demais, mas isso é compreensível, visto que os alunos ainda não tem uma visão nítida da importância do uso dessa ferramenta e muito menos o hábito de se expressar textualmente e se apresentar para o mundo através da Internet. Mas quanto mais cedo tiverem contato com essa realidade, mais rápido dominarão o caminhar por essa trilha reluzente de bits e bytes amarelos...
Em fevereiro, colocaremos no ar os videocasts em machinima de todas essas disciplinas, aguarde!
Agora, de volta aos posts do Professor Valente:
***************
Web 2.0 - Erros e Acertos
Tive acesso neste final de semana ao e-Book gratuito do Ms. Paulo Siqueira (IPT). Realmente fiquei impressionado com a sinceridade e amplitude técnica desse trabalho. Com a proposta de apresentar um guia prático para o seu projeto Web 2.0, Paulo consegue apresentar suas venturas e desventuras com o desenvolvimento do site http://digi.to/ relacionado com as ferramentas SMS e Twitter.
Clique na figura acima e terá acesso a esse importante e-book. Acredito que você com a leitura deste trabalho irá ampliar a sua visão em termos de desenvolvimento de projetos pela atual Web 2.0, e possibilitará aprender com os erros e acertos do Paulo. Realmente um trabalho profissional e bastante detalhado sobre os principais passos de um projeto.
Li todo Guia Prático e achei super interessante acompanhar com detalhes todas as peripécias que não somente o Paulo, mas tenho certeza que todo aquele que pensa em realizar um projeto na Internet, dentro da filosofia Web 2.0, terá que enfrentar. Mas, sinceramente, o Paulo, do meu ponto de vista, teve muito mais acertos que erros, pelo menos ele conseguiu colocar o projeto dele no ar, que por sinal, é muito bom, vale a pena visita-lo: http://digi.to/.
Realmente é complicado realizar um projeto que atraia tráfego e tenha boa taxa de conversão, além de programador, projetista e idealizador, tem que ter uma boa noção sobre planejamento de negócios e marketing viral. Os erros mencionados na verdade são as condições adversas que enfrentamos quando tocamos um projeto e que as vezes se tornam obstáculos de proporções enormes.
Parabéns ao Paulo por sua iniciativa, franqueza nos seus relatos e disposição de levar adiante um projeto que tem tudo para dar certo e se depender de nós, já deu certo !!
Já que estamos falando de Web 2.0, isso me fez lembrar a algum tempo atrás o Blog Bit e Byte fez uma brincadeira relacionado a um mercadinho que já funcionava com a filosofia Web 2.0, como que seria? Aproveitem para Assistir.
Estratégia Web 2.0 de Sucesso
Nas minhas tradicionais navegações internáuticas, bati de frente com um material bastante interessante realizado pela FocusNetworks. Intitulado de “Um Guia de Conhecimento para uma Estratégia Web 2.0 de Sucesso” desenvolvido por Rafael Kiso, Diretor de Tecnologia da FocusNetworks.
A proposta deste e-Book gratuito, de 97 páginas, é apresentar um guia para ajudar a desenvolver uma estratégia Web 2.0 completa. Se você estiver interessado em entrar na nova geração de serviços pela Internet, esta obra dará as informações necessárias para atender as características de um modelo ideal.
Abordando tópicos tais como: geração C, SOA, BLOGS, RSS, P2P, Second Life, etc. abrange desde das características da Web 2.0 até cases práticos de e-Commerce. Sem deixar de tentar ver o futuro da Web. Vale a pena a leitura …
Mas, se você quiser ter somente um resumão de tudo isso, achamos também um documento sintético de tudo isso com o nome: “Guia rápido para uma estratégia WEB 2.0 de sucesso” (clique no nome desse guia para visualizá-lo !!).
*****************
É isso aí. Obrigado, amigo e mestre, por essas dicas tão sábias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário