domingo, 29 de novembro de 2009

A Escola com algo a mais - parte um: Encontro de cinema


Vamos começar aqui mais uma "série especial" de postagens, desta vez abordando a inserção de "atores" diferentes dentro do cotidiano escolar. O objetivo é ampliar os horizontes e fazer você, que gentilmente vem até o meu blog, contribuir com essa revolução mais ou menos silenciosa que vem ocorrendo pelo nosso país e em outros lugares do mundo, para transformar a escola de uma masmorra sinistra e emburrecedora em um lugar lúdico que realmente seja capaz de formar os cidadãos do século XXI e além.

Para abrir os trabalhos, vamos falar de um encontro que vai discutir a interface entre o cinema e a escola.

A linha de pensamento do Projeto de Pesquisa e Extensão Cinema para Aprender e Desaprender, ligado ao Laboratório Imaginário Social e Educação, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRJ, é que reduzir o cinema a um simples recurso didático é limitar a potencialidade da sétima arte.
a
O cinema é uma linguagem que funciona como um valioso caleidoscópio de sensações, percepções e vivências do mundo e o projeto, coordenado pela professora Adriana Fresquet, vem discutindo os usos do cinema desde 2006 e promovendo cursos, atividades em escolas e um evento anual.
a
O III Encontro Internacional de Cinema e Educação da UFRJ deste ano acontecerá de 30 de novembro a 5 de dezembro e irá debater sobre o tema "o cinema vai à escola e o cinema faz escola". Em paralelo, ocorrerá o I Fórum de Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual e a II Mostra da Faculdade de Educação da UFRJ no Museu de Arte Moderna, onde serão exibidos 13 produtos audiovisuais.

O objetivo principal do projeto é promover uma maior aproximação entre professores, alunos e a linguagem cinematográfica e o desejo de as escolas produzirem cinema. Em parceria com o Colégio de Aplicação da UFRJ, o programa desenvolve curtas com os alunos, para que eles e os professores se permitam vivenciar a experiência estética, sensual e afetiva de se deixar afetar pelo filme, de sentir com ele, rever os valores que ele questiona, problematizar a ordem instituída e desconstruir verdades obsoletas.
a
O evento é gratuito e o número de vagas disponível é de 180. Se você tem interesse, reserve a sua logo! Informações e inscrições via e-mail cinead@fe.ufrj.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...