Uma das experiências que estou desenvolvendo mais uma vez com meus alunos é a criação de blogs sobre seus projetos. Ainda não funciona a contento, visto que eles não tem, via de regra, o hábito de falar sobre o desenvolvimento de seus trabalhos e muito menos desenvolver os trabalhos cotidianamente, como seria de se esperar em futuros designers. Deixam quase tudo para cima da hora e aí o resultado não fica como deveria. Mas é parte do aprendizado e o importante é que, de um jeito ou de outro, eles estão tendo contato com essas ferramentas da Web 2.0 e aprendendo a tirar proveito.
De Minas Gerais e do Rio de Janeiro vem a notícia de que estudantes do Ensino Médio criaram blogs para falar sobre suas escolas, questões educacionais e reflexões a cerca do cotidiano. Eles foram incentivados a se expressarem por meio da internet ao participarem do I Curso dos Jovens Observadores da Escola, promovido pelo site EMdiálogo, cuja proposta é incentivar os estudantes a se apropriarem das ferramentas de comunicação e fazerem repercutir a sua voz sobre a educação e temas de interesse.
No Rio de Janeiro, os estudantes do Colégio Estadual José Bonifácio Nogueira criaram o blog Alunos do Boni, que traz reportagens feitas por eles sobre o Jovens Observadores da Escola, além de informações sobre o Enem. E existe também os blogs Sem Medo de Ser Diferente e Cotidiano em Foco, que funcionam como espaços de reflexão sobre a necessidade de se respeitar a diversidade e sobre o dia a dia da educação.
Já em Minas Gerais, o blog da Fundação Ensino de Contagem, batizado de Funec Ressaca, traz notícias e artigos dos jovens, divididos nas seções de tecnologia, o som das baladas, news, moda e beleza. Também de lá, o blog Jornal do Centec publica informações ligadas ao cotidiano da escola, como as inscrições para a eleição do grêmio estudantil. E existe também o blog Críticas e Diálogo, que é um espaço voltado para informações úteis sobre política e cultura. Além desse, estudantes da Escola Estadual Maria Andrade Resende criaram o blog do EEMAR, como eles mesmos definem “para mostrar os acontecimentos da escola, como trabalhos de campo e festas” e o Welcome Stranger, que traz a seção Ruídos de Minas.
E então, designers? Que tal seguirem o exemplo destes estudantes e usar a potência da Web 2.0 a vosso favor? Vamos fazer videocasts em machinima de alta qualidade e deixar todo mundo de queixo caído?
sábado, 7 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA
CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...
-
Acabei não postando a relação das palestras do sábado. Para que o outro post não fique ainda maior, vou fazê-lo aqui. Vale lembrar que o eve...
-
MUDANDO O MÉTODO (na verdade, adicionando mais um à lista) Aproveitando a oportunidade de juntar duas disciplinas de um mesmo período ao...
-
Sempre se ouve por aí que poder e dinheiro alteram o caráter das pessoas. Da minha parte, penso que seja porque ambos proporcionam ao indiv...
Nenhum comentário:
Postar um comentário