terça-feira, 20 de outubro de 2009

Operação Cosmos

Recentemente, durante o SBGames, tivemos um concurso promovido pela Oi Futuro e o vencedor da categoria Educação foi um jogo para estudantes do Ensino Fundamental, dos 10 aos 14 anos, com a temática de aventura interplanetária, centrada na exploração do espaço que ocorre no ano de 2250. O nome do vencedor é Operação Cosmos: a ameaça da gigante vermelha, baseado em uma das obras do físico Marcelo Gleiser, consultor científico do projeto.

Perceberam o que eu escrevi acima? Um jogo educacional, de ficção científica, para alunos de 10 a 14 anos e que tem um físico como consultor. Parece até obra de ficção, não? Felizmente, é a realidade do século XXI, da Web 2.0 e da gamificação que bate à porta daqueles tenebrosos calabouços chamados de escola...

O objetivo desta aventura é ajudar no aprendizado de Geografia, Ciências, Astronomia, Física e Matemática, combinando entretenimento e educação na dose exata. Para se ter uma idéia, disparos de laser e estímulos à violência são substituídos por disparos de conhecimento (aliás, adorei esse neologismo!), o que significa que para o jogador conseguir evoluir nas fases do jogo, ele terá de enfrentar uma série de eduk moments (sim, eu também preferia que não fosse em inglês, mas o uso do idioma alienígena facilita a adesão dos petizes) que são desafios educativos incorporados à história.

Este jogo já foi testado com grande sucesso na Escola Estadual Emygidio de Barros, no bairro do Butantã, em São Paulo e o sistema de avaliação dos usuários conta com um aplicativo capaz de mensurar o seu desempenho e os conhecimentos efetivamente adquiridos.

Quer saber mais? Acesse o link: http://www.operacaocosmos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...