quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Notícias do Second Life

Aqui vão algumas alvíssaras sobre o SL...

Philip Rosedale deixa a Linden Lab
Pois é, essa notícia assustou muita gente e não é para menos. Mas o motivo parece ser interessante. Rosedale afirmou recentemente que nunca pensou que um dia sairia da empresa, mesmo já tendo deixado o cargo de CEO no ano passado. E a razão foi o desenvolvimento de um novo produto, em outra empresa criada por ele, que dependia diretamente da existência do Second Life. Vamos aguardar para ver o que ele está inventando...


Second Life: de 17 milhões de usuários
No dia 20 de outubro, o SL atingiu a marca de 17.000.000 de usuários cadastrados. Lembro-me quando, há mais ou menos dois anos, éramos apenas 4 milhões e todo mundo se espantava com o ritmo vertiginoso de crescimento. De lá para cá, muita coisa aconteceu, inclusive nos livramos da Kaizen, que inventou a trapalhada chamada Mainland Brasil e ainda saiu de cena anunciando na mídia que o metaverso havia acabado.

A taxa de crescimento reduziu, é verdade, mas se mantém quase constante, com cerca de 12 mil novas contas por mês, tornou-se um produto altamente rentável, tanto para a empresa detentora da marca quanto para seus usuários, movimentando por dia mais de 2,5 milhões de dólares e gerando um "PIB" anual de aproximadamente 900 milhões de dólares. Só para se ter uma base de comparação, com esse faturamento o Second Life se posiciona à frente de 30 países do mundo físico e tem uma economia mais robusta do que 70% das cidades brasileiras, de acordo com os dados do IBGE em 2007.

Enquanto isso, o Twitter e o Facebook, que embora sejam ferramentas diferentes, costumam ser comparados ao SL em termos de crescimento e ainda não conseguiram implementar um modelo de negócio que os tornem lucrativos. Quando a KZero publicou seu estudo sobre o crescimento vertiginoso dos mundos virtuais até 2012 (passando de 80 para cerca de 900), com foco em mundos verticais (segmentados), sabia bem o que estava falando.

Com o avanço praticamente diário da tecnologia, muito em breve este ambiente virtual tridimensional imersivo estará disponível para uso de massa, principalmente com o advento da Tv Digital, que permitirá a navegação pela Internet. Os projetos que hoje estão sendo desenvolvidos por pesquisadores brasileiros (eu, entre eles) terão um potencial de difusão que contribuirá decisivamente para a transformação do cenário educacional no país.

E trará a nova experiência de se navegar em uma Internet em 3 dimensões. Ou mais, se surgir uma tecnologia que reproduza a experiência 6D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...