quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A escola de 2020 e o Dia do Professor

Navegando pelo blog do Cézar Taurion, da IBM, deparei-me com um post interessantíssimo sobre como ele pensa que poderá ser a escola de seu neto - hoje com dois anos de idade - no ano de 2020.

Concordo com o Cézar em relação às transformações necessárias a estas instituições, que são citadas constantemente em eventos que combinam Educação e Tecnologia como sendo talvez o único lugar que um indivíduo que estivesse dormindo por 200 anos reconheceria facilmente, se acordasse nos dias de hoje, visto que muito pouco mudou. Mas penso que aqui no Brasil, salvo algum fato inesperado (e que todos nós torcemos que aconteça), vamos continuar em atraso se comparados ao resto do mundo civilizado.

Enquanto isso vamos nós, professores de vanguarda, empurrando o ouriço pela goela dos opositores até que não tenha mais jeito, como foi no caso do acesso à Internet. À medida que as mentes primitivas forem deixando o orbe, as demais conseguirão evoluir mais depressa.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

E, aproveitando a oportunidade, gostaria de parabenizar todos os amigos e colegas que compartilham comigo da experiência de ser professor e dividir com a petizada de todas as idades oportunidades únicas de ensinar e aprender.

Citando uma frase do nosso querido e saudoso Imperador, D. Pedro II: "se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre do que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...