sábado, 26 de setembro de 2009

Tv Virtual em Portugal

Durante uma conversa recente com um grupo de alunos e professores de Design, o assunto parou no meu videocast em machinima, o Martelo do Archanjo (que já faz par com Martelo i9, sobre Inovação & Design e que em breve receberão a companhia do Martelo Mix, que fala de tudo um pouco). Eles ficaram espantados em saber que sou o único cidadão a produzir algo do tipo neste país de dimensões continentais e mais ainda quando eu disse que Portugal está muito avançado nessa linha de estudos.

Para ilustrar, destaco a notícia a seguir, sobre o primeiro programa para a televisão portuguesa e um dos primeiros do mundo em Machinima e passado no Second Life.

O idealizador do projeto é Hugo Almeida, também conhecido como Halden Beaumont no SL. Ele conseguiu aprovar as produções “Homens da Luta” e “Vai tudo Abaixo” e agora está com uma equipe de cerca de 20 pessoas/avatares para produzir o conteúdo em machinima. A seguir, um exemplo do programa. Devo admitir que não me agradou, mas ao que parece, tem público significativo para que uma emissora abra espaço em sua grade para veiculação.



Graças a qualidade de seus trabalhos, Hugo foi convidado recentemente para produzir vídeos promocionais da peça "O Quebra Nozes", que está sendo encenada pelo Second Life Ballet. E o empreendedor não pára por aí. A DIVx escolheu como "featured video" um dos seus machinimas em alta definição mostrando as potencialidades do Windlight Viewer na ilha Portucalis.

De acordo com as informações da empresa, "a TLS é uma produtora de conteúdos originais em Second Life, e, neste momento abraça o projecto 'A Luta Continua...'."Pela primeira vez em todo o mundo e utilizando apenas recursos locais, encontra-se neste momento em fase de produção parte de um programa de televisão totalmente realizado no ambiente Second Life".

Este parágrafo deve ser lido com atenção pelos cineastas brasileiros: "constitui um desafio representativo da qualidade nacional no domínio das novas tecnologias. Com recurso às diversas técnicas audiovisuais disponibilizadas pela plataforma SL, o projecto “Os Homens da Luta em Second Life” recria e reinventa novas soluções na área da realização cinematográfica, implementado novas soluções a nível de produção, cenários, anotação, casting, direcção de actores, etc".

Como eu disse em 2007, esse é um caminho sem volta. A Tv Virtual, que hoje tem na Treet.tv sua maior representante, será uma vertente poderosa, principalmente quando a Tv Digital estiver em funcionamento. Vamos ver quantos outros empreendedores brasileiros, além de mim, identificarão esse nicho.

Aproveitando o assunto, vale dar uma olhada também no UFrame - I Festival Internacional de Vídeo Universitário, que vai rolar em outubro na cidade do Porto, organizado pelas Universidades do Porto e de A Coruña. Este ano, o festival conta com uma categoria especial dedicada a 'curtas' realizados dentro do Second Life. Será que em 2010 alguma universidade brasileira - ou festival - vai apresentar algo do gênero?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...