domingo, 27 de setembro de 2009

Mundos Virtuais Sociais

Com o encerramento do Slactions 2009, onde mais uma vez a comunidade acadêmica mundial se reuniu no metaverso do Second Life para discutir e apresentar práticas inovadoras e bem sucedidas na área da Educação, aproveito para falar mais um pouco sobre os Mundos Virtuais Sociais. Se você está passando por aqui pela primeira vez, chegou na hora certa!

Um Mundo Virtual Social possui funcionalidades de imersão e de sociabilidade típicas de um jogo, mas não se rege pela construção de narrativas. O seu principal objetivo é a sensação de presença do usuário com outras pessoas, no mesmo local e no mesmo instante, através do uso de avatares, nome dado à representação virtual do internauta no ambiente.

Os dados a seguir foram extraídos da Metanomics.com, que é o nome dado às linhas de estudos sobre aspectos políticos e econômicos em mundos virtuais. Elas podem estar centradas em temas emergentes nos mundos virtuais (como os desenvolvedores gerenciam a economia de um jogo) ou de como os residentes de mundos virtuais gerenciam e regulam os seus negócios.

Mas para quem está de fora desta realidade virtual e acha que tudo não passa de brincadeira de um bando de pirados, Metanomics inclui o estudo de como os negócios 'reais' (cuja melhor definição seria "físicos") podem utilizar os mundos virtuais como parte da sua estratégia e de como as leis do mundo físico podem ser aplicadas às atividades dos mundos virtuais. E, para encerrar, estas linhas de estudo incluem també a utilização dos mundos virtuais como laboratórios para analisar temas econômicos e políticos do mundo físico.

Dentre os Mundos Virtuais Sociais existentes à época desta postagem, destacamos, a partir da lista feita pela Metanomics, AlphaWorld, Entropia Universe, Faketown, HiPiHi, Kaneva, Ogoglio City, Playstation Home, Protosphere, Red Light Center, Second Life, There.com, Virtual Worlds e vSide.

No segmento para Adolescentes e Pré-Adolescentes, temos Cyworld, Dance Battle Audition, Dubit, Gaia Online, Habbo Hotel, Idea Seeker Universe, IMVU, Millsbery, Mokitown, MTV Virtual Worlds, Playdo, Runescape, Stardolls, Teen Second Life, The Lounge, Why Robbie Rocks e Zwinky

Para Crianças, destacam-se Barbie Girls, Be-Bratz, Club Penguin, gopets, Moshi Monstors, neopets, Nicktropolis, Pixie Hollow, Planet Cazmo, Toontown, Tronji, Ty Girlz, Virtual Magic Kingdom, Webkinz, Whyville, Zwinktopia.

Penso que uma boa olhada nesses estudos e nos metaversos podem ajudar você a captar com maior profundidade a crescente importância destes ambientes no cotidiano das novas gerações e que irão, assim como a Internet, acabar impactando também as nossas vidas.

O texto acima foi elaborado em cima de um post do professor Paulo Frias, de Portugal, famoso estudioso do assunto e contém também referências de Nick Wilson, do Metaversed.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...