domingo, 6 de setembro de 2009

Inovação Multimídia - parte seis: Desafios para o Jornalismo do século 21

Retornando ao assunto, os jornalistas são uma das classes profissionais que vem sofrendo grandes mudanças com a disseminação das novas tecnologias da informação e comunicação. E a boa (ou má notícia, dependendo do SEU ponto de vista) é que essa mudança vai continuar.

Organizado pela Washington State University, o Virtual Journalism Summit veio confirmar o interesse crescente pela produção de conteúdos jornalísticos em Mundos Virtuais, principalmente no Second Life, conforme pode ser visto neste vídeo. Outra entidade que reforçou esta afirmação foi a American University, no Cairo, que produziu um curto documentário sobre Jornalismo no Second Life.

No documentário, foi dada a oportunidade a oito bloggers de política do Egito de entrevistar James K. Glassman, um dos chefes da diplomacia americana nos tempos do lamentável Bush. Esta experiência permitiu colocar em contato pessoas localizadas fisicamente em diferentes locais do planeta, numa conversa em tempo-real. De acordo com Rita J. King, ex-jornalista e atual diretora criativa da Dancing Ink, responsável pelo projeto e execução do espaço virtual da conferência e que também ajudou a criar o documentário, "As teleconferências são monótonas e fazem as pessoas dormirem, além de serem muito caras".

Ela destacou também que o mais importante é que a experiência de interação em espaços tridimensionais é muito mais rica, tanto de sensações quanto psicologicamente. Neurologicamente, as pessoas sentem que partilhando uma experiência se o seu cérebro perceber que estão num espaço partilhado. Além disso, ela percebeu que as pessoas parecem ser muito mais sinceras nas entrevistas conduzidas virtualmente, do que ao telefone ou pessoalmente.

Com isso, os mundos virtuais, que agora estão em fase de maturidade, atraem cada vez mais profissionais do jornalismo para o exercício da profissão. Aqui no Brasil, para variar, isso ainda é assunto alienígena, mas pelo menos os meus alunos de Design e de Jogos Digitais são informados, todas as semanas, da potencialidade destes ambientes e das presentes e futuras oportunidades profissionais que por lá aparecerão. Quem quiser ver, aproveitará.


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