domingo, 23 de agosto de 2009

A Nova Internet – parte três: Redes Sociais e Negócios

Na postagem de hoje sobre a “Nova Internet”, vamos abordar as redes sociais e tentar dar a vocês uma panorâmica de possibilidades, principalmente para meus alunos de Design Gráfico e Jogos Digitais. Quando se fala de redes sociais, muita coisa vem na mente. De forma resumida, são grupos de indivíduos que compartilham interesses em comum e beneficiam não apenas seus membros, mas também outras pessoas. É um terreno fértil para inovações e abaixo eu vou mostrar alguns exemplos interessantes que merecem ser avaliados.

Rede Cinéfila
Dois jovens de Mariana, cidade do interior de Minas Gerais, Alisson Patrício, 20 anos, e Thais de Lima, 17 anos, decidiram inovar e criar uma rede social especialmente dedicada aos cinéfilos. O site Filmow foi lançado em abril e, em apenas quatro meses, já conquistou mais de 4 mil usuários.

Os próprios idealizadores da rede se surpreenderam com o retorno positivo dos internautas e agora se dedicam a melhorar o site, investindo em novas ferramentas capazes de despertar cada vez mais o interesse dos aficcionados por filmes. "A gente achou que o pessoal ia gostar, mas não tão rápido", brincou Patrício, que disse ter se inspirado no Skoob, uma rede social dedicada a livros.

Ele e a amiga Thais achavam que faltava um site voltado para filmes e só durante a produção do próprio site é que acabaram descobrindo a existência de versões semelhantes em inglês. Mas isso não diminui em nada o mérito do projeto, ao contrário, deixa claro a quantidade de nichos de mercado existentes que passam despercebidos às grandes empresas.

Para integrar a rede, basta fazer o cadastro no site e em seguida o internauta terá sua página pessoal, onde pode listar os filmes que já viu, pretende ver, ou que não tem o menor interesse. A comunidade foi feita para cinéfilos se conhecerem, trocarem dicas de filmes e organizarem suas próprias listas. Os comentários sobre cada produção também são feitos pelos usuários, mas Thais revisa os textos para eliminar possíveis repetições de filmes.

Patrício é o responsável pela programação e garante que os cinéfilos podem aguardar as novidades preparadas por ele, como uma ferramenta que mostrará os usuários com gostos semelhantes, facilitando a interação entre eles.

O interesse por deixar o site cada vez mais atrativo visa também atrair futuros anunciantes. Além da lista de filmes em cartaz, é possível fazer críticas e saber um pouco mais sobre seus ídolos e os filmes dos quais participaram.



Uma outra ótica sobre o assunto vem da entrevista que feita em abril deste ano com funcionários do Facebook, MySpace, LinkedIn e Tuenti. No vídeo abaixo, gentilmente confiscado do site do Professor Paulo Frias, é possível ter acesso a algumas idéias muito “giras”, como a consolidação do conceito de uma “web social” onde as diversas plataformas (empresas) se limitam a resolver problemas técnicos e não a criar novos paradigmas. Assistam e aproveitem!



caso o vídeo não carregue, vá para http://videos.sapo.pt/sldijY7zm7Wts44K8FUD
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Martelada do Dia: Se dois jovens do interior de Minas Gerais foram capazes de produzir a inovação supra citada e com isso começar a ganhar mercado a partir de um nicho não explorado, penso que o exemplo deveria ser seguido por jovens de todas as demais cidades brasileiras. O negócio, antes de mais nada, é fazer como um bom designer (seja você um ou não): pensar! O restante é arregaçar as mangas e mandar brasa!

Um comentário:

  1. O problema do Filmow não é beleza, mas estrutura. Cresceu tanto que agora chegou numa berlinda... Vendam o site pro Faceboock!!!!!!

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