quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A Nova Internet - parte quatro: A Web pode sentir?

Achou estranha a pergunta do título? Então você não está antenado nas mudanças tecnológicas e no impacto que elas vem causando no mundo ao seu redor, seja ele físico ou virtual.

O negócio é o seguinte: o motor de busca semântica Evri pode agora entender como a Web sente graças ao lançamento de seu novo API. Enquanto se ocupa rastreando a Web à procura de pessoas, lugares, coisas e determinando a relação entre elas, o motor de busca é capaz também de entender os sentimentos associados com essas entidades, sejam positivos ou negativos.
Usando esta API, os desenvolvedores foram capazes de construir aplicações para itens como inteligência de mercado, pesquisa de mercado, esportes, entretenimento, gerenciamento de marcas, análise de produtos e muito mais.

Não apenas bom ou mal, mas também quem, o que e porque
Num primeiro momento, o Evri poderia simplesmente ranquear as coisas como positivas ou negativas. No entanto, a API de Sentimentos é capaz de ir muito além, permitindo a você uma visão mais aprofundada sobre as pessoas, os significados e as razões associadas com a expressão ou o sentimento em particular. Para ilustrar as possibilidades, resolvi incluir no post alguns gráficos gerados a partir de determinadas pesquisas.


Novos desafios
O desafio para o Evri é manter o seu índice em constante expansão, adicionando novas fontes de significados que aprimorem o ranking, tornando-o cada vez mais preciso em retratar a forma como os usuários classificam determinados itens. Fico acá me perguntando quanto tempo vai demorar até que a influência de indivíduos bem relacionados (e governos) comece a manipular os resultados de acordo com os seus interesses.
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Martelada do Dia: Penso que um marqueteiro pode tirar ótimos proveitos desta nova ferramenta. Mas o que os designers e outros profissionais devem fazer para aproveitar a onda?

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