terça-feira, 14 de abril de 2009

2010: o ano em que a Internet superará a TV na Europa

A Microsoft Europe publicou um relatório sobre a utilização da Internet na Europa e concluiu que, em meados de 2010, os europeus passarão mais tempo online do que assistindo televisão. A oferta de banda larga por lá cresceu 95% nos últimos CINCO anos e a média de permanência dos usuários é de 8.9 horas por semana.

A Microsoft prevê uma mudança significativa de padrões nos próximos cinco anos, devido a migração dos PCs para outros dispositivos de acesso à web, como console de games, IPTV e celulares. Com isso, espera-se uma queda no consumo da TV, rádio, jornais e revistas, que nos últimos dois anos vem apresentando um declínio lento e contínuo. O mesmo está sendo previsto inclusive para o mercado de DVDs, já que em 2010 os europeus passarão 14.2 horas por semana, na Internet contra 11.5 horas vendo Tv.

Claro que esta mudança não se dará no continente de forma homogênea, pois há uma clara divisão dos níveis de penetração da Internet entre o norte e o sul europeu e a tendência deverá se manter por alguns anos até que se atinja o ponto de saturação. Na Península Nórdica (que na minha opinião é o local mais adequado para se chamar de Primeiro Mundo) e na Holanda, a taxa de conectividade é altíssima, ultrapassando 80%, enquanto que em países como Portugal, Grécia e Turquia o índice fica em torno de 30 a 40%.

Vale lembrar que, na Europa, a banda larga responde por 83% das conexões ao ciberespaço, batendo até os EUA, que possuem um patamar de 70% de todas as conexões. Não vou citar o Brasil para não deixar ninguém chateado.

No meu post Mundos Virtuais serão a TV do futuro, eu dei uma palhinha sobre o assunto e as informações a seguir ajudam a reforçar a tendência e criar uma panorâmica do que está chegando. Hoje, cerca de 9% dos europeus assistem Tv em seus PCs (live TV) e 4% gravam seus programas favoritos no disco rígido ou em mídias como DVR. No entanto, isso não quer dizer que a era da televisão está chegando ao fim, mas para persistir e ser lucrativa, ela terá que se transformar em um dispositivo capaz de acessar a Internet e oferecer aos consumidores vídeos sob demanda, acesso às redes sociais e outras atividades online.

Fico daqui aguardando para ver como o mascate ilusionista vai se virar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...