Além das palestras e workshops, gostaria de destacar a ótima idéia de realizar tours virtuais por mundos de jogos a partir do Second Life. Com a orientação de Abacus Capalini, feita pelo voice do SL, os participantes eram guiados pelos outros metaversos.
Abacus Runescape
Vista do local onde os avatares se reuniam para o tour virtual
Nas postagens abaixo, eu coloquei a relação de palestras e outras atividades do evento para quem não teve a oportunidade de participar. Ficaram um pouco longas, mas permite ter uma idéia da riqueza de conteúdos que foi apresentada aos conferencistas.
Ainda é cedo para publicar um balanço completo do evento, visto que existem muitas informações para serem analisadas. Mas de uma forma geral, a VWBPE-09 ficou, na minha opinião, ao nível de qualquer congresso científico que eu tenha participado nos últimos dez anos.
A qualidade das apresentações, os espaços dedicados ao evento e a participação do público garantiu que a meta fosse atingida. Espero sinceramente que aconteçam outras iniciativas do gênero para garantir a continuidade dos trabalhos. Estou articulando algo para o segundo semestre, após a conferência de Portugal.
Posso dizer que foi emocionante e que me lembrou a experiência com a CEF^SL (Comunicação, Educação e Formação no Second Life), na ilha da Universidade de Aveiro, em 2007, onde tive a chocante oportunidade de estar (virtualmente) e assistir uma conferência que ocorria ao vivo em Portugal, conversando com professores do Porto, Aveiro, Açores e Brasil, enquanto que os avatares estavam todos nos servidores da Linden Lab, em São Francisco, nos EUA.
Foi neste dia que enquanto conversava com um avatar com a aparência de um palhaço, assistia a palestra do professor Carlos Valente no telão. Detalhe, o palhacinho, CARLOS Kupferberg, era o avatar do Valente...
Claro que foi cansativo ficar doze, treze horas por dia na VWBPE, sentado na frente do computador, saltando de região para região de acordo com a palestra que desejava assistir, fazer fotos, entrevistar avatares et cetera. Mas entendo que, neste momento, sou um dos pioneiros desta abordagem do uso da tecnologia de ponta em Educação.
Aqui no Brasil ainda somos poucos e construímos hoje a sala de aula do futuro junto com nossos colegas de outros países. Isso por si só é inédito. Com certeza nos lembraremos destes momentos para toda a vida. O bonde da história está passando, quem quiser experimentar, suba no estribo que vale a pena.
Independente da Web 3D se tornar ou não tão realista quanto a do filme Matrix, da Tv Digital oferecer acesso à Internet e com isso fragmentar a mídia tradicional e abrir novos caminhos para o ensino e de outras tantas questões que ocupam a mente de educadores de todas as idades e áreas do conhecimento, o ato de educar finalmente se transformou em algo divertido.
Nossos alunos já aderiram, de várias formas, a esse novo paradigma e agora esperam que seus professores, mestres, orientadores, tutores ou que nome desejem dar, sigam o mesmo caminho. Eu já estou nele e me divertindo bastante. Hoje!
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