sábado, 14 de março de 2009

A Web ao quadrado

Vem aí a Web ao quadrado! A Internet do futuro!

Nem bem nos acostumamos com a versão 2.0 e já se desenha a 3.0, em 3 dimensões. Agora eles vão elevar à segunda potência e ver que revoluções isso vai causar. Eu daqui penso que serão muitas. A proposta é bastante ousada: criar uma rede difusa e universal, capaz de conectar dos atuais computadores e dispositivos móveis de comunicação aos automóveis, as roupas inteligentes e qualquer coisa que se colocar entre esses extremos, com adaptação dinâmica. É o que propõe o instituto europeu Bionet, que afirma que a solução para a integração destes bilhões de dispositivos pode estar na natureza. E o debate vai rolar este ano, em abril, no Rio de Janeiro. Claro que não perco isso por nada deste e dos outros mundos.

Mas alguns problemas principais precisam ser equacionados antes que sua cueca consiga bater papo com o sutiã da vizinha e marcar um convescote regado a champagne: a escala, uma vez que a quantidade de dispositivos em comunicação será épica e ainda existe a questão da heterogeneidade dos protocolos de comunicação presentes. Não nos esqueçamos também da complexidade da tarefa, sem isso, tudo não passará de um contos de fadas tecnológico.

Depois de 3 anos estudando o assunto, os pesquisadores do Bionets pensam ter chegado a uma conclusão sobre como resolver estes entraves. Segundo eles, o exemplo vem da natureza, das táticas evolutivas dos organismos ao funcionamento das moléculas de DNA. Visando um funcionamento autônomo, porém confiável, os pesquisadores criaram protocolos de filtragem de informações, outros de disseminação de dados e também de computação em nuvens com a capacidade de se agregar ou desagregar de outros grupos para atender a necessidades específicas.

Para os interessados, o projeto será apresentado no IEEE Infocom 2009, que acontecerá de 19 a 25 de Abril, no Rio de Janeiro. Maiores informações no site http://www.bionets.eu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...