sexta-feira, 13 de março de 2009

Subvocalizando

No final de 2007 eu conheci um novo dispositivo que permitia movimentar o avatar apenas com a força do pensamento. Publiquei uma matéria sobre isso na revista “Avatar Mundos Virtuais” e ainda não tive tempo de comprar o meu, que vai me poupar o esforço de ficar apertando teclas, mas já decidi que quando fizer o pedido vou incluir na lista um colar neural que permite que se fale sem usar as cordas vocais.

Os cientistas da Ambient Corporation desenvolveram um produto que capta os sinais nervosos dirigidos às cordas vocais transformando-os em sons. O sistema é o mesmo adotado numa cadeira de rodas controlada pelo pensamento e necessita de um aprendizado por parte do usuário, antes de funcionar satisfatoriamente.

Claro que foi desenvolvido visando auxiliar pessoas com deficiência na fala, mas sua utilização em outras áreas é inevitável, como nos MMOs e Mundos Virtuais, já que os avatares mexem a boca e têm expressões faciais. Se eu juntar essas traquitanas com aquele capacete que emite odores, minha navegação pelo SL vai ficar bastante interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...