sexta-feira, 3 de junho de 2011

O Outro Mundo (39): Emagrecendo no Second Life

Se é possível usar realidade virtual para tratar fobias diversas, porque não usá-la para o tratamento da obesidade?  Pensando neste aspecto estudos feitos por pesquisadores da Universidade de Indiana (EUA), com pessoas que seguiram dois programas de emagrecimento, durante doze semanas, um na vida física e o outro em um ambiente virtual, no caso o Second Life, constataram que houve realmente o emagrecimento dos participantes tanto no "avatar carbono" quanto no digital.




Em quatro horas semanais de reuniões os integrantes de cada grupo receberam orientações sobre nutrição, atividades físicas e adoção de hábitos saudáveis e foram encorajados a praticá-los no cotidiano. O grupo do Second Life se reunia em uma comunidade de perda de peso no Club One Island, que colaborou no desenvolvimento da pesquisa e foi comprovado que ele apresentou mudanças mais significativas em seus hábitos que os demais.

Tal diferença se deve, segundo a pesquisa, à autoconfiança e a motivação conquistadas na academia virtual, que ajudaram os participantes a atingirem seus objetivos na vida física. "O programa virtual foi pelo menos tão benéfico quanto o programa tradicional e, em alguns casos, mais eficiente. Ele tem o potencial de atingir pessoas que normalmente não iriam a uma academia por causa de suas limitações, como falta de tempo ou desconforto com o ambiente", afirmou a médica Jeanne Johnston conduziu a pesquisa, apresentada na Conferência da Associação Americana de Medicina do Esporte em Denver.


O psicólogo Jeff Breckon, que colaborou com a pesquisa diz que a experiência virtual pode ajudar a física, mas não é suficiente por si só. Os dois grupos emagreceram cerca de 4,5 quilos no final da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...