sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Outro Mundo (26): Second Life - Viewers, Display Name e UBV

O post de hoje traz um apanhado de novidades e deixa no ar aquele gostinho de elocubração.  Desde que retornei ao metaverso do Second Life com mais frequência, para rodar os meus machinimas que são utilizados nos videocasts do INOVA Design Fundamental, pude observar que várias coisas sofreram mudanças.  Algumas delas boas, outras com aquele jeitinho de transtorno que não é nenhuma novidade para os seus residentes (usuários).

Viewers - Navegadores de metaversos
Se por acaso você não sabe, para navegar pelo Second Life ou outro metaverso que use a plataforma Open Simulator, é necessário um browser (navegador) especial, chamado de viewer.  Existem vários, desde o oficial até aqueles produzidos por terceiros desde que o código fonte do original foi aberto pela Lindan Lab em 2007, o que resultou na criação do Projeto Open Simulator (ou OpenSim) que permitiu a qualquer pessoa criar seu próprio metaverso e linká-lo a outros (exceto o SL).

A primeira coisa chata com a qual me deparei foi a impossibilidade de continuar usando o viewer alternativo Emerald, de longe o melhor que eu havia usado até então.  Devido a alguns desentendimentos com a Linden Lab, empresa criadora e controladora do Second Life, este viewer foi banido.  Passei então a usar a nova versão do viewer oficial - a qual, confesso, detestei desde a primeira vez com que me deparei.  Uma interface escura, com usabilidade bem diferente das versões anteriores, oficiais ou não, e um desempenho mais lento me incomodaram bastante.

Felizmente fui salvo pelos meus queridos amigos e usuários fiéis do SL, HellScream Grun, Monika Hykova e Sunset Quinnell, que me apontaram viewers alternativos muito interessantes, com visual "retrô" (ou seja, de viewers antigos, cuja usabilidade é prá lá de testada e conhecida).  Aliás, quero incluir nessa seleta lista o professor e pesquisador JBanana Carmel, que muito tem me ajudado no projeto que usa o OpenSimulator para criar um metaverso para o Curso de Design do UniFOA.

Viewer 2 é dark e parece que foi concebido em Gothan City.  Já o Phoenix, com seus botões em tons ígneos, remete a um artefato oriundo da beirola do Inferno, na concepção vigente, enquanto que o Imprudence remete ao SL antigão e ao meu saudoso OnRez.  Talvez por isso, por esse gosto de nostalgia com algumas melhorias oriundas da visão Emerald, eu tenha ficado com ele.



Nomes e mais nomes
Well, todo usuário sabe da saga que é criar um nome significativo para o seu avatar.  Eu tive o total apoio da Força, embora, à época, nem suspeitasse disso.  Quando escolhi o nome do avatar, Archanjo, era óbvio que desejava retratar no metaverso a forma como sou conhecido no mundo físico e por aqui, no "mundo virtual convencional".  Só que estava disponível naquele dia marcante, 11/11/2006, o sobrenome Arcadia, uma feliz coincidência visto que o Archanjo é, originalmente, um personagem que criei para o meu cenário de ficção, o Fantapunk, e Arcádia ser justamente o nome do continente onde ele nasceu e viveu inúmeras aventuras.

Essa é a parte legal e romântica da história.  Mas tem um outro lado.

Mas tinha também aquele lance de você não conseguir encontrar um sobrenome que considerasse adequado ou que fosse de fácil memorização e escrita, visto que o nome você escolhe, mas o sobrenome deveria ser escolhido entre as opções de uma lista criada pela Linden Lab, com a função de controlar a quantidade de criação de contas e poder avaliar o crescimento de usuários do seu metaverso.

Teve uma época em que se você pagasse a módica quantia de 500 dólares poderia escolher o nome e sobrenome do seu avatar, sendo que alguns mais abonados (ou aficcionados) embarcaram na onda com um sorriso em ambos os rostos, o físico e o virtual.

Só que agora isso mudou, depois de tantas reclamações dos usuários, e a Linden Lab criou o Display Name, que possibilita ao usuário escolher que nome deseja que esteja visivel no seu avatar.  Algumas pessoas não gostaram muito da idéia, com medo de que avatares recentes usem nomes idênticos aos de outros mais antigos e conhecidos.  Mas assim como os homônimos no mundo físico são diferenciados por dados pessoais, numeração de documentos et cetera, no mundo virtual isso irá acontecer com seu número de registro.  Eventuais bugs estão sendo avaliados para correção em futuras edições do viewer oficial.  Vamos ver como essa moda vai (ou não) pegar entre os residentes.

Universidade do Brasil Virtual
Em 2007 eu criei o projeto Universidade do Brasil Virtual, dentro do Second Life, que foi um piloto de como utilizar este metaverso no processo educacional.  Em suas instalações criei espaços para aulas, exposições de arte e de jogos digitais, que vieram a dar origem ao Centro Cultural Virtual Giramundos.
E para encerrar a nossa coluna de hoje, eu gostaria de convidar vocês para entrar no Second Life e ingressar no meu grupo da Universidade do Brasil Virtual, que está sendo reativado para promover discussões sobre o uso educacional do metaverso.

Faça uma busca, na aba "Grupos" por UBV e depois clique em participar.  Pronto! Cada vez que eu marcar um encontro dentro do metaverso o seu avatar será avisado e você poderá participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...