sexta-feira, 26 de março de 2010

Série Especial - O Outro Mundo (05): Jogos Sociais



Vamos falar agora de um fenômeno que vem ganhando impulso e arrecadando milhões de dólares por mês: os jogos sociais. Aqui no Brasil, o destaque vai para um jogo onde o participante administra uma pequena fazenda e interage com seus vizinhos através do Orkut, rede social com maior número de participantes brasileiros. Mas existem outros produtos que serão apresentados a seguir.

Leiam com atenção o texto abaixo, da pesquisadora Stella Dauer, e pensem como vocês, designers, poderiam desenvolver algo do tipo. Um bom projeto, bem executado vale ouro... literalmente!

A febre dos jogos sociais
Neste momento, existem mais de 81 milhões de usuários cadastrados no Facebook com um perfil no Farmville, jogo que simula uma fazenda onde crescem plantas, árvores dão frutos e vacas devem ser ordenhadas. Tolice? Se você pensa assim, agora poderá se arrepender quando começar a jogar e ver que aderiu a um novo vício.

Acontece com quase todo mundo. Primeiro, você blasfema contra seus amigos que lotam sua caixa de entrada no Facebook com agradecimentos por terem fertilizado suas colheitas, oferecendo porções de pratos diferentes ou enviando presentes de algo ligado à máfia. Farmville e outros títulos engrossam a nova área no mundo dos jogos denominada jogos sociais, aqueles que são jogados apenas em sites de relacionamento e fundam sua base no número de amigos.

O truque desses tipos de jogos está em sempre ter algo novo para ser feito. Você sempre pode ter um celeiro maior, mais mesas em seu restaurante, novas espécies em seu aquário. E quase tudo não é muito fácil de conseguir, demanda esforço e dedicação que podem custar algumas horas de seu dia e muitos pedidos aos amigos.

"Passei a falar mais com pessoas que eram apenas conhecidas e fiz amigos até de outros países graças ao Farmville" conta Ana Lima, universitária de 22 anos. Pode parecer bobeira, mas quando você entra na fazenda e começa a plantar suas coisas, não quer deixar estragar. Isso faz com que você volte. Como todos os seus amigos participam, vocês começam a trocar presentes. E logo você quer subir de nível, conseguir mais animais, ter mais construções, mais decorações, servir mais pessoas, ter um restaurante maior.

Querendo ou não, você acaba freqüentando mais os sites de redes sociais e conversa muito mais com os amigos que também jogam. Para se sustentar, as empresas que criam esses jogos se baseiam em dinheiro de verdade. Apesar de sua plantação ou a venda de comidas dar algum dinheiro, não é tudo o que ele pode comprar.

Na maior parte das vezes, os animais mais legais, o estábulo mais bonito e as mesas mais estilosas precisam de outro dinheiro, o de verdade. Você até ganha alguns no começo, para saber como é que funciona, mas é sempre pouco. Para adquirir mais, basta usar seu cartão de crédito aliado a uma conta no PayPal.

A princípio, nem o Facebook e nem a Zynga, criadora dos joguinhos sociais mais viciantes, tinham ideia do que seria a explosão de uma nova moda da internet. O jogo Cafe World, lançado no início de outubro de 2009, obteve 10 milhões de usuários apenas na primeira semana. Hoje, de acordo com o site AppData, esse game tem mais de 30 milhões de usuários, atrás apenas do famoso Farmville, com mais de 81 milhões de jogadores.

Apesar de não estarem entre os mais utilizados, alguns jogos fazem mais sucesso no Brasil do que lá fora. É o caso do MafiaWars (com pouco mais de 25 milhões de usuários) e do Bola, jogo de futebol do Facebook que é patrocinado pela Coca-Cola. Todos esses jogos mais famosos acabam sendo cópias de jogos de outras empresas que não deram muito certo, que não tinham o "toque" ideal de negócio. Consequentemente esses mesmos jogos foram copiados inclusive por outras redes sociais.

Ao ver seu reinado desmoronar por causa de meros jogos o site de relacionamentos orkut tratou de providenciar jogos muito parecidos. Um deles é o Colheita Feliz, que tenta ser diferente de Farmville em alguns aspectos, possui apenas 17 milhões de usuários e peca mortalmente com interfaces confusas e mal desenhadas, além de jogabilidade péssima.

Depois do fracasso, lançaram MiniFazenda, que é praticamente uma cópia idêntica ao Farmville, mas não obtiveram sucesso do mesmo jeito, ficando com aproximadamente 7 milhões de usuários. Vamos agora falar dos melhores e mais viciantes.




Farmville
Esse é o jogo mais popular e, por incrível que pareça, não é nada além de criar e cuidar de uma fazenda, porém cheia de atividades. Além de arar a terra, semear e colher suas plantas, legumes, frutas e flores, você também deverá cuidar de animais, fazer a colheita de árvores, comprar decorações e construções e enviar presentes aos amigos.

O Farmville tem sempre uma novidade para acontecimentos importantes como Natal, Ano-novo chinês, dia dos namorados e outros, trazendo edições limitadas de sementes e decorações variadas por um curto período de tempo, tornando esses itens desejados. Além disso, para incrementar sua fazenda e ter sempre as melhores novidades é preciso pedir itens aos amigos.

Para construir o estábulo, você deverá pedir materiais aos amigos para conseguir ter tudo o que quer.Junte dinheiro e aumente o tamanho da fazenda: compre casas, tratores e outros itens para facilitar a vida do seu fazendeiro e poupar seu tempo.

Conforme passa de nível, você poderá dar novos tipos de presentes, aumentar o tamanho da fazenda e plantar sementes melhores e diferentes. É muito importante visitar os amigos e fertilizar a fazenda deles, garantindo mais experiência a eles e a você. Atividades como colher frutos de árvores e adotar animais rendem medalhas.




CafeWorld
Uma fórmula que costuma fazer sucesso é a simulação de negócios da vida real. Em Cafe World, você deve comandar um restaurante servindo pratos aos clientes. Cada prato possui um tempo de cozimento, que varia de 5 minutos a 2 dias. A cada nível superado, pratos diferentes e mais rentáveis ficam disponíveis.

Com o dinheiro adquirido, é possível mudar a decoração e o tamanho do restaurante, escolhendo os mais exóticos e escalafobéticos pisos, papéis de parede, mesas, cadeiras e decorações. As datas comemorativas permitem a compra de novos e temporários itens, tornando cada restaurante único.

Se você se descuida, os pratos estragam e será preciso arcar com os prejuízos. Se ficar sem servir prato algum aos clientes ou dispuser de poucas mesas, estes vão embora irritados e diminuem o nível de sucesso do estabelecimento, ocasionando uma queda na freguesia.

A realização de atividades leva ao ganho de medalhas e experiência. É possível compartilhar com os amigos os pratos que você faz em excesso e os disponíveis na lista de presentes.


MafiaWars
Nesse jogo, você é um mafioso que precisa executar trabalhos sujos para se dar bem. Roubos, sequestros, brigas e guerras entre famílias rendem dinheiro, objetos de valor e armas. Quanto mais amigos você possuir em sua família, mais fácil é derrotar os inimigos, que são outros usuários do jogo espalhados pelo mundo e escolhidos de maneira aleatória.

Diferentemente de jogos como Farmville e Cafe World, você possui apenas uma interface de gerenciamento, sem qualquer cenário para interagir. Por meio de cliques em botões você executa os trabalhos, sai no braço com outros mafiosos, envia presentes e arrecada dinheiro de alguns comércios. Trabalhos mais complicados e mais lucrativos, além de objetos mais caros e úteis, surgem segundo sua experiência.

Dicas para se dar bem

Tenha muitos amigos
O fator mais importante dos jogos sociais é ter muitos vizinhos, familiares e companheiros de profissão. Adicione os que já jogam e convença os que nunca experimentaram a provar a maçã do pecado.

Aqui vale até adicionar aos seus contatos amigos dos amigos e pessoas de outros países que estão em níveis elevados de jogo e costumam enviar presentes e ajudar no que for necessário. Em alguns casos, o número de amigos conta na hora de realizar melhorias, como aumentar a fazenda, o restaurante ou combater inimigos mais poderosos.

Seja sociável
Não basta ter muitos amigos, você tem que usá-los. E isso significa que deve pedir a eles tudo o que lhe falta. Armas para combater inimigos, material para o estábulo, pratos de comida. Quanto mais vezes você pedir e implorar, mais eles enviarão.

E não se esqueça de retribuir os favores enviando quantos presentes e mimos puder aos seus generosos amigos.

Não gaste em bobagens
Acabou de ganhar o dinheiro da primeira colheita? Não vá gastá-lo comprando um banquinho de madeira! Aprenda a gastar no que é útil, ao menos nos primeiros níveis. Quanto mais você gasta seu dinheiro em sementes, alimentos e armas, mais rápido evolui.

Deixe para mudar o papel de parede ou trocar a cor das cercas quando já tiver ultrapassado o nível 15 ou 20, e quando tiver muito dinheiro sobrando e muito mais por vir.

Dedique-se
O grande segredo desses jogos está nos itens mais simples. A comida mais barata e que fica pronta mais rápido é a que gera maior custo-benefício no final. Os legumes que crescem em quatro horas são os que rendem maior experiência ao longo do tempo.

Por isso, se quiser crescer mais rápido do que seus amigos, cheque seu jogo várias vezes por dia e dedique-se a manter tudo arrumado. Calcule a melhor disposição de mesas e organize seu animais em galinheiros e estábulos para colher mais depressa.

Coloque mais pedaços de terra em sua fazenda, pois, apesar de dar mais trabalho, renderá mais pontos. Ficar de olho em sua página principal do Facebook também ajuda, já que amigos postam mensagens que garantem bônus e outros itens gratuitos o dia inteiro!

Moedas que valem ouro
Em todos esse jogos sociais, existem dois tipos de moedas, as que se conseguem ao longo do jogo e as que se compram com dinheiro de verdade. Atente-se ao segundo tipo, pois é com esse tipo de moeda que se compram os itens mais legais. Se for gastar seu dinheiro com isso, controle-se para não pôr seu salário ou mesada no jogo.

Assim como em qualquer outro game, esses joguinhos inocentes escondem o perigo do vício. Não que você vá matar alguém por eles, mas deve ficar preocupado quando suas conversas com amigos se baseiam apenas nisso, ou quando você não consegue marcar poucos horários para conferir sua fazenda ao longo do dia e deixa de fazer outras coisas por causa disso.

Quando você vê - se vir -, já estará no site enviando presentes e contando no relógio quantos minutos faltam para servir sua comida. É muito importante saber controlar o tempo durante o qual você fica cuidando dessa simulação da vida real, enquanto as coisas acontecem lá fora.

Se deixar de sair com os amigos ou adiar a ligação para o namorado para ficar jogando, force-se a diminuir o tempo dedicado ao game e vá fazer algo útil.

Chega uma hora em que o jogo alcança um nível que acaba perdendo a graça. Não há mais o que comprar, o trabalho para manter já é muito grande ou não há novidades o suficiente que prendam a atenção do usuário.

"Por mais que as pessoas tentem substituir ou ocupar uma parte de suas vidas com esse jogo, isso nunca é possível", completa Camila Cita, hoteleira de 21 anos. Então, pode ser, que quando você perceber, já perdeu parte preciosa de seu tempo. Tome cuidado.

Bem, essa panorâmica já dá para inspirar vocês, designers, a produzir algo do tipo, inclusive para o Trabalho de Conclusão de Curso. Então, mãos e mente à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...