Alguns amigos e seguidores falaram que postei poucas matérias sobre o Second Life nesse ano. Expliquei a eles e aproveito para estender a vocês as razões: em primeiro lugar, o mote principal do blog não é esse. O Second Life, assim como o Projeto OpenSimulator e outros mundos virtuais, embora façam parte do meu objeto de estudo e pesquisa, são frações do todo que esse blog tenta abarcar. Temos também Design, Inovação, Arte, Educação, Entretenimento et cetera et al.
Além disso, estava aguardando a chegada de março e suas águas (tomara que caiam "algumas" aqui no Rio de Janeiro para dissipar o calor de maçarico super saariano) para postar mais amiúde sobre esse assunto, visto que a partir desse período todas as minhas turmas já terão começado seus projetos e aproveitarão melhor as informações.
Mas para atender aos pedidos, decidi mostrar algo que me encantou muito: dois pés, um de macaxeira e o outro de feijão.
O Pé de Macaxeira
O que vou falar a seguir me dá um orgulho danado. Não que eu tenha qualquer mérito nisso, mas pela oportunidade que a vida me deu de conviver com alguém brilhante, determinado e inovador. Se eu tivesse mais uns dez alunos iguais a este, que maravilha!!!
Pouco antes do Carnaval, eu falava com meus alunos de Design sobre o projeto de um ex-aluno chamado Diogo Viegas, premiado pelo Ministério da Cultura e que se tornou um curta metragem de animação 2D.
Batizado de "Josué e o Pé de Macaxeira", a história é uma adaptação do clássico para a realidade brasileira e ficou sensacional, como não poderia deixar de ser, visto que o Diogo é daqueles que nós, do "antanho de antigamente", chamamos de pedra noventa.
A trajetória de sucesso começou no Anima Mundi 2009 (RJ), onde conquistou o prêmio de melhor animação brasileira e continuou arrasando no sul do país, quando ganhou também o prêmio no 37o Festival de Gramado. A foto abaixo mostra o autor recebendo a premiação, seguida de algumas imagens do desenho.
Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho desse brilhante artista-designer-pensador, dê um pulo em http://diogoviegas.blogspot.com/ (um dos blogs recomendados aqui do Martelo do Archanjo).
O Pé de Feijão
Dando continuidade aos projetos de legumes, verduras e quetais, o professor Paulo Frias, de Portugal, levantou uma lebre assaz interessante: qual seria o objeto mais antigo construído no Second Life que ainda estaria por lá?
Ele foi conferir e descobriu que se trata de um pé de feijão igual ao da história, com dezenas de metros de altura. Dizem as lendas que foi Steller Sunshine quem criou a obra no seu primeiro dia no Second Life, em 2002, e que depois o importou para a versão Beta, em 2003, na região de Welsh onde ainda repousa impávido, sete anos depois.
Como não poderia deixar de ser, dei um pulo lá com meu avatar para conferir e tirar umas fotos para postar aqui no blog. Abaixo, eu no topo do pé de feijão, depois na base, uma panorâmica e a última tirada em uma das folhas do vegetal. Um baita projeto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário