quinta-feira, 8 de outubro de 2009

SBGames 2009 - Gamificação da Mídia Digital

O primeiro dia do simpósio foi excelente! E pela primeira vez o SBGames teve uma temática específica, no caso, Pensando na Convergência, que busca a relação entre diferentes tipos de mídias e plataformas, como computadores, celulares, TV e cinema, além do conceito de onipresença do conteúdo que propõe a oferta do mesmo em praticamente qualquer objeto.

O destaque deste primeiro dia foi para a palestra de abertura de Glenn Entis, um dos fundadores da PDI (Pacific Data Images), que falou de forma brilhante sobre a Gamificação da Mídia Digital. Ele fez um tour pela Indústria do Entretenimento desde o tempo em que não havia massificação, passando pela Era Mecânica, onde havia um baixo nível de comunicação e nenhuma interação entre diferentes mídias, até os dias atuais apresentando os índices de interação, a transformação do consumidor de um ator passivo para um gerador de conteúdos, a migração do "conceito" de Tv para o YouTube, dentre outras tendências apontadas para os próximos anos.

Ele destacou que essas mudanças estão levando a uma disrupção, uma fragmentação das estruturas estabelecidas e que o mercado ainda está aprendendo a lidar com isso. Seria, ao mesmo tempo, uma ameaça e uma oportunidade, de acordo com a capacidade de posicionamento de cada um neste cenário.

Glenn apontou também que certos "padrões" que a tecnologia fez surgir na Internet (e que foram absorvidos e customizados pelos usuários) migrarão para o comércio digital, modificando, principalmente, a visão de ponto de venda físico.

Para encerrar, uma idéia que ficou quicando na cabeça de algumas pessoas na platéia: Game Design não está mais relacionado apenas a games. Com a gamificação, ele vem sendo aplicado em diferentes tipos de mídias (inspirados na experiência gamer) para intensificar a experiência humana de interação, seja com produtos, vídeos ou com outras pessoas.

Só esta palestra já valeu o evento. As demais, também excelentes (principalmente as de Arte e Design que são as do meu interesse), mostraram o caminho que está sendo construído pela comunidade acadêmica por todo o Brasil e que, torço sinceramente, nos elevem da posição atual para um patamar mais adequado ao perfil criativo brasileiro.


Uma ótima surpresa foi ter encontrado no evento o professor João Mattar, da Anhembi-Morumbi, dínamo atômico da Educação a Distância, que me presenteou com seus dois mais recentes livros, Games em Educação - Como os nativos digitais aprendem (Ed. Pearson) e Filosofia da Computação e da Informação (Ed. LCTE). Assim que lê-los, postarei uma resenha aqui no blog.
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Conversei também com Maíra Haning, do Instituto Oi Futuro, que participou da mesa de abertura falando da atuação da empresa na área de Educação e com quem em breve farei uma entrevista para o meu videocast sobre o trabalho desenvolvido no NAVE, aqui no Rio de Janeiro.
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A média de participantes parece estar equiparada à dos eventos anteriores, algo em torno de mil pessoas. Vários posteres de alunos e professores de diversas universidades brasileiras foram apresentados, com destaque (na minha opinião) para o Elegy, uma "fábrica" de jogos de RPG, na verdade um aplicativo desenvolvido para quem não domina programação e o Caça ao Tesouro com o Google Earth, uma ótima idéia e de fácil aplicação.
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No Solar Grandjean de Montigny está rolando a exposição Parla, de Design de Personagens, do Laboratório de Design de Histórias (LaDeh) da PUC-Rio, sob o comando do professor Nilton Gamba Jr. Vale a pena conferir para ver o que está sendo feito neste sentido. As pranchas vencedoras e algumas que foram classificadas apresentam o alto nível da proposta e da competência dos realizadores e do orientador.

Amanhã tem mais!

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