segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PROFESSORES são de Marte, ALUNOS são de Vênus !?!

O texto a seguir foi retirado do blog do meu querido amigo, o Professor Carlos Valente, de São Paulo. Além de muito interessante, reflete com fidelidade o desafio que nós, professores, vivemos diuturnamente em nossas aventuras em sala de aula. Incluí também, ao final do texto, o comentário do professor Marcos Paulo Reis, igualmente muito pertinente. Os grifos são meus.

Prof. Carlos Valente
"Cada novo curso, ou aprendizado que tenho com a Profª. Claudia Kober (”Educando Adultos”, “Uso de jogos como ferramenta de aprendizagem em sala de aula” e o curso, em curso, “Educando por Competências”), me faz crer cada vez mais nesta hipótese. O perfil típico de um professor, é bem diferente de um aluno convencional. Suas visões são bem diferentes …

Poderíamos até ousar dizer que o “bicho” professor, é diferente do “bicho” aluno !! Somente para citarmos algumas dessas características destoantes, podemos citar que um professor típico gosta de ler. No entanto, alunos em sua grande maioria, não gostam de ler. O professor tipicamente é um trabalhador solitário, raramente trabalhando em grupo com os seus pares, ao contrário, os alunos naturalmente se organizam em grupos tanto para conversar, trocarem informações, como para trabalharem em conjunto.

Os professores visualizam o mundo e a sala de aula com um olhar físico e lógico, diferente dos alunos. Já começa pelo ângulo de visão. O que os alunos vêem na sala de aula, é diferente do que o professor está enxergando. O docente vê os alunos com um ângulo diferente do que é enxergado o professor. O professor deve falar muito, os alunos deveriam falar pouco …

Apreciaria receber COMENTÁRIOS neste nosso BLOG sobre a visão que vocês tem a respeito disso !! Contribua com a sua opinião … todos nós estamos ansiosos em ler os seus comentários a respeito !!! Vamos lá …"

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Prof. Marcos Paulo Reis
"É vero profº Valente, muito bem delineado o paralelo entre professores e alunos. Porém, na minha jovem e humilde opinião, creio que o sucesso dentro de uma sala de aula estar em perceber que além dos docentes ensinarem, eles também têm muito a aprender com os discentes, enfim, a sala deve ser vista com uma via de 2 mãos, onde tanto alunos quantos professores ensinam e aprendem.

Você como como entusiasta, precursor e visionário do uso das tecnologias da informação como ferramenta educacional, sabe bem que com a transição de uma sociedade industrial p/uma sociedade cultural (pós-industrial), temos muito que aprender não só na escola, mas em todas as instituições - inclusive no mundo corporativo - com a visão que os jovens possuem e trazem à mesa de debate.

Portanto, os professores devem evitar uma visão hierarquizada e buscar tratar os alunos como amigos, discípulos e sobretudo, como parceiros de pesquisa no intuito de adequar e harmonizar a educação com os desafios que a sociedade contemporânea nos apresenta.

Por esta razão eu o vejo - assim como a outros docentes – visionários na área educacional, pois vocês perceberam a importância da tecnologia no educar, e mais que isso, notaram a grande difrença que há em “educar” e em “ensinar”.

Ensinar verticaliza e faz com que o professor se hierarquize acima dos alunos, já o educar o coloca na horizontal e no mesmo nível dos estudantes, além de conferir intimidade à sala de aula. Ser professor é ser um mestre, assim sendo, ele deve ser um coaching e seus alunos discípulos que se tornarão os futuros líderes."

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Este é um daqueles posts que mexem comigo, pelo sentido profundo das percepções destes dois educadores e também por eu identificar a maravilhosa oportunidade surgida na minha vida há uma década, de poder compartilhar com dezenas de mentes diferentes e ricas, os conhecimentos por mim adquiridos ao longos dos 45 do primeiro tempo. E com elas aprender muito, muito mesmo!

"A união faz a força, unidos somos invencíveis, um por todos e todos por um!"
(lema da Legião Combatente)

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