sábado, 12 de setembro de 2009

Exibições de Arte no Metaverso do Second Life

Esta semana estou falando um pouco mais do Second Life, mas as séries de reportagens ainda não acabaram. É por causa de alguns projetos acadêmicos e/ou particulares que estão em evidência nesse período, assim eu utilizo o blog para dar um incentivo a mais em todos eles.

Hoje eu quero aproveitar para apresentar dois sites que divulgam exposições de arte no metaverso. Penso que é uma excelente forma de se conhecer algumas aplicações de elementos do mundo físico em sua contraparte virtual.

Eu mesmo já desenvolvi várias dessas experiências desde 2007, quando junto com meu Mestre, o professor Ricardo Newton, produzi a primeira exposição de um artista brasileiro dentro do Second Life, inclusive simultaneamente com sua exposição física.

Falando no Ricardo, mais uma vez ele se apresenta suas obras no SL, desta vez num espaço de concepção inusitada: uma galeria escavada dentro de uma montanha de gelo chamada muito adequadamente de Ice Caverns.

A Ice Caverns vem fazendo diversas exposições de arte com artistas de diversas partes do mundo. Embora pertença a um empresário americano, sua curadora, Sunset Quinnell, é brasileira, carioca e conduz com maestria as atividades da galeria. Recentemente, ela inaugurou um site onde as atividades da Ice Caverns podem ser acompanhadas por quem está fora do metaverso. Clique aqui para visitar o site.

Um outro local que merece ser visitado é o Second Arts, que traz também vários trabalhos de artistas de diversas partes do mundo. Mais antigo do que o site da Ice Caverns, Second Arts segue em paralelo por este caminho pioneiro de divulgar as artes plásticas dentro de um mundo virtual. Para visitar, clique aqui.

Um dia, isso será muito comum, como ocorre com os sites da Internet convencional, mas no momento ambos são inovações que merecem ser respeitadas e incentivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...