segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A evolução da relação entre o físico e o virtual

Mais uma da sincronicidade...

Conversando na semana passada com meu amigo, professor e companheiro de viagens Luís Cláudio Belmonte, um de nossos assuntos mais demorados (e divertidos!) foi sobre a evolução da interação corporal com ambientes virtuais. Imaginávamos diversas situações que podem revolucionar a indústria do entretenimento, dentre elas a captura de lembranças para serem armazenadas e usadas em "bots" (neste caso, avatares sem a contraparte humana, Inteligências Artificiais). Com isso, poderíamos recriar momentos da nossa infância, rever entes queridos que partiram para outras dimensões et cetera. Falamos também sobre a criação de dispositivos que consigam estimular nosso cérebro para criar impressões táteis, olfativas e gustativas, que somadas aos estímulos visuais e auditivos criariam uma sensação de imersão completa.

Aí, navegando pelas ondas da Internet, deparei-me com a notícia do XBox Project Natal, cuja proposta lançada é a de intensificar a interação corporal com o console, indo muito além da fronteira que o Wii traçou. Dentre outras coisas, vai dar para ter um papo amigável com o seu avatar (que pode até levantar o teu astral se sentir que está triste), acessar a Internet e interagir "fisicamente" com outras pessoas (na verdade, tendo um feedback para determinadas ações), jogar com o próprio corpo sem o uso de nenhum joystick e por aí vai.

Com esse novo paradigma, aproxima-se o estágio de interação que tanto aguardo para os mundos virtuais. Algo tão interessante, cativante e absorvente que vai promover uma outra revolução (mais uma!) no comportamento humano. Se você quer dividir comigo esta expectativa e imaginar coisas fantásticas para se fazer, assista os vídeos abaixo:







Nem sei quanto vai custar, mas já estou a juntar as moedinhas de euro... rs

Aproveitando a oportunidade, aí vai um recado para os meus queridos alunos: prestaram atenção na Comunicação Visual, na interação, trilha sonora e nos ambientes destes vídeos? Pois é, aqui estão alguns exemplos práticos do que eu tanto falo em sala de aula. É como sempre digo: "se eu sou maluco, não estou sozinho no hospício".

Para fechar este post, um outro produto interessante é esta impressora 3D, que vai permitir a "impressão tridimensional" de avatares de mundos virtuais, de jogos e outros itens gerados em softwares de modelagem 3D. Depois que isso chegar nas universidades, será que a galera ainda vai querer ficar lixando peças de resina na oficina do Belmonte? rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...